Rede MLC
News

Aeroporto de Heathrow fecha após incêndio em estação de energia e cancela mais de mil voos

O fogo, que começou em uma estação de energia nas proximidades do aeroporto, exigiu a atuação de 70 bombeiros para ser controlado. - Foto: Reprodução/TV Globo
Publicidade
Publicidade

O Heathrow, que opera com apenas duas pistas, é um dos aeroportos mais movimentados do mundo, com cerca de 1.300 decolagens e pousos diários.

O aeroporto internacional de Heathrow, principal terminal de Londres, um dos maiores da Europa e entre os mais movimentados do mundo, permanecerá fechado durante toda esta sexta-feira (21) devido a um incêndio em uma estação de energia. O incidente levou ao cancelamento de todos os voos de chegada e partida, com previsão de retomada das operações apenas às 23h59 no horário local (20h59 em Brasília).

A administração do Heathrow orientou passageiros com voos agendados para esta sexta-feira (21) a não se dirigirem ao aeroporto. Em vez disso, recomenda-se que entrem em contato diretamente com as companhias aéreas para obter informações sobre remarcações ou cancelamentos.

Publicidade

Segundo dados do aeroporto, 1.357 voos estavam programados para o dia – 679 de chegada e 678 de partida -, com aproximadamente 291.000 passageiros previstos para circular pelo terminal.

O fechamento do Heathrow gerou um efeito cascata em escala global, resultando no cancelamento ou desvio de centenas de voos. Durante a madrugada, aeronaves que partiam dos Estados Unidos em direção à Europa precisaram retornar aos pontos de origem.

O incêndio, que começou na madrugada (noite de quinta-feira no horário de Brasília), deixou o aeroporto sem energia, paralisando todas as operações.

“Para garantir a segurança de nossos passageiros e colegas, Heathrow estará fechado até as 23h59 do dia 21 de março”, informou um comunicado oficial do aeroporto.

Equipes de bombeiros continuam no local, mas ainda não há previsão clara sobre quando a energia será restabelecida de forma segura. – Foto: AP – Kirsty Wigglesworth

A British Airways, principal operadora do Heathrow, recomendou que os clientes evitem se deslocar para o terminal até novo aviso. Já a Virgin Atlantic cancelou todos os voos de chegada e partida do aeroporto até a próxima segunda-feira (24).

A EasyJet, companhia aérea de baixo custo, anunciou que está utilizando a frota de aviões de grande porte em rotas estratégicas para realocar passageiros afetados pelos cancelamentos.

De acordo com o site de rastreamento de voos FlightRadar24, dezenas de aeronaves foram desviadas para outros aeroportos. A Qantas Airways, por exemplo, redirecionou os voos com destino a Londres para Paris, enquanto a United Airlines enviou aviões para Shannon, na Irlanda.

A Eurocontrol, agência responsável pelo gerenciamento do tráfego aéreo na Europa, confirmou que nenhuma chegada está sendo permitida em Heathrow devido à falta de energia, com planos de desvio em vigor para os voos afetados.

O Heathrow, que opera com apenas duas pistas, é um dos aeroportos mais movimentados do mundo, com cerca de 1.300 decolagens e pousos diários.

O incêndio

O fogo, que começou em uma estação de energia nas proximidades do aeroporto, exigiu a atuação de 70 bombeiros para ser controlado. Moradores registraram imagens mostrando fumaça e chamas intensas (veja vídeo abaixo). Além do aeroporto, residências e empresas da região também ficaram sem energia.

“Os bombeiros levaram 29 pessoas para um local seguro em propriedades vizinhas e, como precaução, estabeleceram um cordão de segurança de 200 metros, evacuando cerca de 150 pessoas”, informou o Corpo de Bombeiros de Londres.

As autoridades ainda não identificaram a causa do incêndio, mas descartaram a hipótese de ato criminoso.

Equipes de bombeiros continuam no local, mas ainda não há previsão clara sobre quando a energia será restabelecida de forma segura. Um porta-voz do Heathrow afirmou à Reuters que a interrupção deve causar impactos significativos nas operações nos próximos dias.

Publicidade

Leia mais

Brasil passa a exigir visto para turistas de EUA, Canadá e Austrália

Lucyana Gadelha

Duas jovens morrem atropeladas após serem arremessadas a mais de 50 metros

Lucyana Gadelha

Legendários: grupo cristão para homens viraliza com eventos que custam até R$ 81 mil

Lucyana Gadelha

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais