Festivais, primavera de museus, concertos e show de humor, confia datas e horários.
A programação do Agendão Cultural deste fim de semana está recheada de atividades para entreter o público: de sexta a domingo (27 a 29), uma programação diversa acontece nos espaços culturais mantidos pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Confira:
Sexta-feira (27)
- Olhar do Norte
Nesta sexta-feira, às 15h30, o Teatro Amazonas recebe a longa-metragem “Roberto Kauane e a Câmera do Dr. Salim”, com direção de Jean Robert César, do Amazonas (AM). Roberto Kahane é um renomado diretor cinematográfico brasileiro, com uma trajetória marcada pela sua paixão pelo cinema e pela Amazônia.
O longa integra a programação do Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte. O evento é gratuito e tem classificação de 12 anos.
Na mesma noite, às 19h, haverá o encerramento do festival com a exibição do longa-metragem “Oeste Outra Vez”, com direção de Érico Rassi, de Goiás (GO).
- Cine Carmen Miranda
Nesta sexta-feira e no sábado (27 e 28), o Cine Carmen Miranda, localizado na Rua do Congresso, nº 10, Centro, apresenta uma programação especial, a partir das 17h30. Na sexta, serão exibidos:
- “Vestida para Matar”
- “Carrie a Estranha”.
No sábado, a programação inclui:
- “Chuvas de Novembro”
- “Por detrás do arco-íris”
- “Um Quarto Elemento”
Seguidos de um bate-papo com o diretor J. Juliano. Às 19h, também será exibido “Levante (2024)”, com entrada gratuita.
- Capoeira
A partir das 19h30, acontece a “Roda de Abertura”, evento de capoeira organizado pelo Instituto Cultural Alforria (I.C.A), com a apresentação de convidados, incluindo três representantes de Belém do Pará.
A roda acontece na Lagoa do Japiim, situada na Avenida Rodrigo Otávio, bairro Japiim.
- Jungle Matsuri 2024
A partir das 18h, acontece a abertura do “Jungle Matsuri 2024”, o maior Festival de Cultura e Gastronomia Japonesa da região Norte, no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, situado na Avenida Constantino Nery, 5001, bairro Flores.
A programação inclui:
- Concursos de cosplayers
- Palestras
- Comida japonesa
- Shows musicais
- Boi-Bumbá e diversas atividades.
O evento ocorre também no sábado (28), das 10h às 22h; e no domingo (29), de 10h às 20h. Com entrada gratuita.
Sábado (28)
- Teatro
O Teatro Gebes Medeiros recebe, às 18h, a apresentação do espetáculo “Doce Feitiço”, encenado pelo grupo teatral Células Nervosas.
A peça retrata uma família mística e barulhenta que mora no meio da Floresta Amazônica e é vigiada por dois rios que acompanham o caos da relação familiar. Com classificação livre e entrada gratuita.
- Show de Humor
O palco do Teatro Amazonas será o cenário para a apresentação do humorista “Leandro Leitte show de humor”, às 20h30. O humorista manauara Leandro Leite estreia seu quarto solo de stand up comedy.
Os ingressos, com classificação indicativa de 14 anos, já estão à venda.
- Artes Visuais
O Centro de Artes Visuais Galeria do Largo, está exibindo a exposição “Banho de Rio”, do artista Paulo Desana, e, a partir das 18h30, acontece a estreia da exposição “1 Clímax para 1 Bicho de Casco”, do artista visual Adroaldo Pereira.
Ambas as mostras fazem parte do projeto “Amazonas Artes Visuais 2024 – Diversas Naturezas”, com curadoria de Cristóvão Coutinho, que ficará em exibição até 1º de dezembro. A galeria está aberta para visitação de quarta a domingo, das 15h às 20h.
Domingo
- Troca de livros
A Biblioteca Pública do Amazonas, das 9h às 13h, vai ceder seu espaço para a realização de mais uma edição da troca de livros e gibis.
A iniciativa busca incentivar o hábito da leitura de forma sustentável, promovendo o intercâmbio literário entre os participantes e oferecendo a oportunidade de renovar coleções e conhecer novas histórias sem custos.
- Concertos Matinais
A renomada Amazonas Filarmônica apresentará os “Concertos Matinais: Amazonas Filarmônica”, no majestoso Teatro Amazonas, às 11h. O concerto contará com a regência de Otávio Simões, e terá a participação de Javier Cantillo no violino e Gretchen Labrada na viola.
Os ingressos com classificação livre estão à venda na bilheteria do Teatro Amazonas e no site. Plateia e frisas custam R$10, enquanto para os demais lugares a entrada é franca.
- Festival de Corais
Ainda no domingo, às 19h, o Teatro Amazonas recebe a última apresentação do 9º Festival Amazonas de Corais (Famcor).
O festival, que começou no dia 26, ocupou diversos locais da cidade, encerrando suas atividades no icônico Teatro Amazonas. A classificação é livre e a entrada é gratuita.
Endereços
- Teatro Amazonas – Largo de São Sebastião – Centro;
- Teatro Gebes Medeiros – Avenida Eduardo Ribeiro, 937, Centro (antigo Ideal Clube);
- Teatro da Instalação – Rua Frei José dos Inocentes, Centro;
- Galeria do largo – Rua Costa Azevedo, 290, Centro – Largo de São Sebastião;
- Palacete Provincial – Praça Heliodoro Balbi, s/n, Centro;
- Centro Cultural dos Povos da Amazônia – Avenida Silves, 2.222 – Distrito Industrial I (antiga Bola da Suframa);
- Biblioteca Pública – Rua Barroso, nº 57, Centro;
- Cineteatro Guarany – Vila Ninita, Avenida Sete de Setembro, Centro (anexo ao Palácio Rio Negro).