Rede MLC
Educação

Aluna amazonense representa o Brasil em prova internacional de astronomia e astrofísica

Maria Eduarda inicia a segunda fase do certame no dia 05 de janeiro de 2025, no Texas. - Foto: Divulgação
Publicidade
Publicidade

De Presidente Figueiredo, Maria Eduarda irá para o Texas, nos EUA, para mais uma etapa da Olimpíadas Copernicus.

Aluna da Escola Estadual (EE) Maria Calderaro, em Presidente Figueiredo, Maria Eduarda de Araújo é a única representante do Amazonas na 2ª fase da Olimpíada Copernicus, uma competição internacional de astronomia e astrofísica. 

Com o resultado, a estudante, de 17 anos, vai viajar para o Texas, nos Estados Unidos, para realizar mais uma etapa do certame.

Publicidade

Destinada para alunos do 3º ano do Ensino Fundamental à 3ª Série do Ensino Médio, a primeira etapa da Olimpíada Copernicus consiste em uma prova com 25 questões de múltipla escolha.

Na primeira etapa da Olimpíada Copernicus, Maria Eduarda alcançou o bronze e agora, a jovem inicia a segunda fase do certame no dia 05 de janeiro de 2025, no Texas.

Na primeira etapa da Olimpíada Copernicus, Maria Eduarda alcançou o bronze. – Foto: Divulgação

“Para mim, é um sonho compor a delegação brasileira que irá representar o país na fase global da Copernicus. Visitarei a Nasa, estarei em museus e observatórios de astronomia, e estou muito empolgada”, declarou a jovem.

Segundo a estudante, o plano para o futuro já está definido: cursar astrofísica em uma universidade no exterior. Agora com 17 anos, Maria Eduarda conta que o interesse pela astrofísica e astronomia surgiu bem mais nova, aos 13 anos.

“Na pandemia, me vi com muito tempo livre e precisava me ocupar. Foi quando, na internet, o tema apareceu para mim por acaso. Me apaixonei e hoje sigo com esse sonho”, destacou a aluna.

Apesar do interesse por assuntos complexos que fogem da grade curricular da escola, foi com o corpo docente da EE Maria Calderaro que a estudante encontrou apoio na trajetória. 

De acordo com o docente Rodrigo Garcia, que orienta a estudante e ministra a matéria de Matemática na unidade de ensino, a adesão ao sonho de Maria Eduarda foi total entre os professores.

Maria Eduarda já conquistou medalhas na Olimpíada Brasileira de Língua Inglesa, de Geopolítica, Biologia Sintética e honra ao mérito no Torneio Nacional de Física.

Publicidade

Leia mais

Senai-AM abre mais de 1.700 vagas para cursos gratuitos

Vitória Vitor

Secretaria de Cultura do AM abre 37 vagas de estágio

Vitória Vitor

Mais de 10 mil vagas gratuitas em cursos de tecnologia estão abertas para o Amazonas

Vitória Vitor

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais