Desde 2019, o Governo do Amazonas, sob a gestão de Wilson Lima, já investiu cerca de R$ 1,16 bilhão em segurança pública
Um estudo realizado pelo Ranking de Competitividade dos Estados do Centro de Liderança Pública (CLP), divulgou que o Amazonas obteve o 7º melhor desempenho no Brasil, na área da Segurança Pública.
O levantamento também mostra que o Amazonas apresenta melhor resultado em toda a região Norte, ficando em 1° quando comparado a outros estados do norte.
O estudo do CLP é uma ferramenta de avaliação da gestão pública do Brasil, e possui 10 pilares que constituem o Ranking de Competitividade dos Estados. Dentre eles, o quesito Segurança Pública é o que possui a maior relevância e importância relativa.
A vertente avalia 10 indicadores criminais, entre eles, mortes a esclarecer, qualidade da informação de criminalidade, violência sexual, mortalidade no trânsito, segurança patrimonial, entre outros.
Histórico de Ranking da CLP de Segurança Pública do Amazonas:
- 2022 – 24º lugar;
- 2023 – 14º lugar;
- 2024 – 7° lugar.
Este ano, o Amazonas destaca-se entre os 10 melhores resultados do país, alcançando um feito histórico. Além disso, está em 1° lugar em desempenho entre todos os estados da Região Norte.
“Esse é um resultado histórico para o povo do Amazonas e para todos nós do Sistema de Segurança Pública. Esse ranking evidencia todo um trabalho coordenado pelo governador Wilson Lima e que vem sendo desempenhado pela Secretaria de Segurança, pelas nossas polícias Civil e Militar com apoio da nossa Polícia Científica e do nosso Corpo de Bombeiros e tenham a absoluta certeza que com esses novos investimentos tanto em mais servidores quanto em tecnologia, iremos em busca de resultados ainda mais surpreendentes”, afirmou Vinícius Almeida, SECRETÁRIO DE SEGURANÇA PÚBLICA DO AMAZONAS.
Resultados
Em 2024, as forças de segurança do Amazonas obtiveram resultados importantes no combate à criminalidade. A apreensão de drogas atingiu um recorde, com mais de 43 toneladas de entorpecentes, representando cerca de 70% de toda a droga apreendida na região Norte.
Outro dado relevante foi o aumento de 11% nas apreensões de armas, com 1.500 unidades retiradas de circulação, de acordo com dados da SSP-AM.
Os investimentos também resultaram em uma redução de 29% no número de roubos de veículos em 2024, conforme dados do Centro Integrado de Estatísticas de Segurança Pública (Ciesp), em comparação com o ano anterior.