As ações resultaram em operações em Manaus e no interior e culminaram para elevar o estado ao primeiro lugar.
Segundo dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), o estado do Amazonas está liderando o ranking de apreensões de drogas. Os números representam 66,4% de toda droga apreendida na região, entre os meses de janeiro a maio de 2024, período em que as apreensões cresceram cerca de 24% em todo o estado.
Conforme os dados apresentados pelo MJSP, dentro desse período de 5 meses, o Amazonas apreendeu um total de 17 toneladas de drogas. O montante representa o dobro de entorpecentes apreendidos na soma geral de todos os outros estados da região.
“Nossas polícias estão altamente treinadas e a partir dos novos recursos empregados pelo Governo do Amazonas, com a aquisição de novas lanchas blindadas, novos armamentos, estamos ainda mais preparados para enfrentar e neutralizar o escoamento de droga. Temos ainda o apoio dos nossos cães de faros narcóticos, que têm dado show no auxílio das apreensões, além de termos identificado uma nova forma de tentar escoar a droga, que é utilizando balsas transportadoras de combustível”, lembrou o secretário de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), coronel Vinícius Almeida.
O secretário ainda reforçou que os números representam o resultado dos investimentos realizados pelo Governo do Amazonas, a partir do programa Amazonas mais Seguro, trabalho integrado com a SSP-AM, em conjunto com as polícias Militar (PMAM) e Civil (PC-AM) e a cooperação das demais Forças Federais.