Rede MLC
Saúde

Amazonas permite ampliação de faixa etária para vacina contra dengue em 12 municípios

A vacinação contra a dengue é uma estratégia complementar de prevenção à doença que ocorre durante todo ano. - Foto: Divulgação/Secom
Publicidade
Publicidade

A estratégia segue orientação do Ministério da Saúde e a operacionalização da ampliação da faixa etária para a vacinação é de responsabilidade dos municípios.

A partir desta sexta-feira (21), a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) ampliou a faixa etária da campanha de imunização contra a dengue, abrangendo temporariamente pessoas de 4 a 59 anos, com aplicação de doses com data de validade até os dias 30 de junho e 31 de julho.

A ampliação está direcionada para os seguintes municípios: Autazes, Barcelos, Careiro, Careiro da Várzea, Iranduba, Manaquiri, Manaus, Nova Olinda do Norte, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Santa Isabel do Rio Negro e São Gabriel da Cachoeira.

Publicidade

A estratégia segue orientação do Ministério da Saúde e a operacionalização da ampliação da faixa etária para a vacinação é de responsabilidade dos municípios, por meio das Secretarias Municipais de Saúde.

Tatyana Amorim, diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), salienta que quem receber a primeira dose precisa completar o esquema vacinal de duas doses.

“Ao decidir pela ampliação, as secretarias municipais de saúde devem observar a estratégia a partir da disponibilidade das doses em estoque”, completa a diretora-presidente Tatyana Amorim.

A FVS-RCP acrescenta que a estratégia mais eficaz de prevenção à dengue e outras arboviroses transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti é a eliminação de criadouros, incluindo evitar água parada em pneus velhos, vasos de plantas, garrafas vazias e recipientes plásticos.

Publicidade

Leia mais

Anvisa aprova primeira vacina contra chikungunya desenvolvida pelo Butantan

Lucyana Gadelha

‘Manaus em Movimento’ abre inscrições para 4ª edição com programação ampliad

Lucyana Gadelha

OMS alerta para mortes evitáveis de mães e bebês no Dia Mundial da Saúde

Lucyana Gadelha

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais