Rede MLC
Saúde

Amazonas registra aumento de casos de SRAG por vírus respiratórios

Fiocruz registrou aumento dos casos de SRAG no estado — Foto: Prefeitura/Divulgação
Publicidade

Entre 1º de janeiro e 10 de agosto de 2024, foram notificados 3.045 casos de SRAG no Amazonas.

A Fundação de Vigilância em Saúde do AmazonasDra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), divulgou nesta segunda-feira (12) o novo Informe Epidemiológico de Vírus Respiratórios no Amazonas.

O documento detalha o panorama atual da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no estado e está disponível no site oficial da FVS-RCP.

Entre 1º de janeiro e 10 de agosto de 2024, foram notificados 3.045 casos de SRAG no Amazonas, dos quais 1.420 foram atribuídos a vírus respiratórios.

Informe epidemiológico atualiza casos de vírus respiratórios – Foto: Eduardo Prado/FVS-RCP

Nas últimas três semanas, de 21 de julho a 10 de agosto, o estado registrou 101 novos casos, com 43 desses relacionados a infecções virais. Até o momento, 37 óbitos decorrentes de vírus respiratórios foram confirmados em 2024.

O informe também destaca que as faixas etárias mais impactadas recentemente incluem crianças menores de 1 ano e aquelas entre 1\ e 4 anos, ambas com 23% dos casos, além de pessoas com mais de 60 anos, que representaram 34% dos casos nas últimas três semanas.

Em termos de circulação viral, os principais agentes identificados foram Rinovírus (20%), SARS-CoV-2 (9%), Adenovírus (3,8%), Vírus Sincicial Respiratório (VSR) (2,6%) e Influenza A (1,2%).

Para reduzir a propagação da SRAG, as autoridades de saúde recomendam a adoção de medidas preventivas, como o uso de máscaras de proteção, higiene frequente das mãos, prática de etiqueta respiratória e a vacinação contra a covid-19 e a influenza.

Informe Epidemiológico de Vírus Respiratórios no Amazonas. O documento está disponível em www.fvs.am.gov.br.

 

Publicidade

Leia mais

Cientistas avançam em projeto de “atlas” das 37 trilhões de células do corpo humano

Indra Miranda

Unidade Móvel de Saúde da Mulher tem novo endereço de atendimento na Zona Leste

Lucyana Gadelha

Brasil contabiliza 1,5 mil casos de mpox em 2024

Lucyana Gadelha

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais