Entre 1º de janeiro e 10 de agosto de 2024, foram notificados 3.045 casos de SRAG no Amazonas.
A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), divulgou nesta segunda-feira (12) o novo Informe Epidemiológico de Vírus Respiratórios no Amazonas.
O documento detalha o panorama atual da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no estado e está disponível no site oficial da FVS-RCP.
Entre 1º de janeiro e 10 de agosto de 2024, foram notificados 3.045 casos de SRAG no Amazonas, dos quais 1.420 foram atribuídos a vírus respiratórios.
Nas últimas três semanas, de 21 de julho a 10 de agosto, o estado registrou 101 novos casos, com 43 desses relacionados a infecções virais. Até o momento, 37 óbitos decorrentes de vírus respiratórios foram confirmados em 2024.
O informe também destaca que as faixas etárias mais impactadas recentemente incluem crianças menores de 1 ano e aquelas entre 1\ e 4 anos, ambas com 23% dos casos, além de pessoas com mais de 60 anos, que representaram 34% dos casos nas últimas três semanas.
Em termos de circulação viral, os principais agentes identificados foram Rinovírus (20%), SARS-CoV-2 (9%), Adenovírus (3,8%), Vírus Sincicial Respiratório (VSR) (2,6%) e Influenza A (1,2%).
Para reduzir a propagação da SRAG, as autoridades de saúde recomendam a adoção de medidas preventivas, como o uso de máscaras de proteção, higiene frequente das mãos, prática de etiqueta respiratória e a vacinação contra a covid-19 e a influenza.
O Informe Epidemiológico de Vírus Respiratórios no Amazonas. O documento está disponível em www.fvs.am.gov.br.