Rede MLC
Saúde

Amazonas registra primeira morte por dengue em 2025; casos aumentam 77% no estado

Diante do avanço da doença, a FVS-RCP orientou municípios do interior a intensificarem ações contra criadouros do mosquito. - Foto: shammiknr/Pixabay
Publicidade
Publicidade

O estado já contabiliza 5.743 notificações de arboviroses em 2025, com confirmações de 45 casos de chikungunya, 29 de febre de Mayaro e 5 de zika vírus.

Amazonas confirmou a primeira morte por dengue em 2025, segundo informe epidemiológico da Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP). A vítima foi um idoso de 64 anos do município de Jutaí, no interior do estado.

Os dados revelam um crescimento de 77,3% nos registros da doença no primeiro trimestre:

Publicidade
  • Janeiro a março: 1.694 casos
  • Fevereiro: 955 casos

Além disso, o estado já contabiliza 5.743 notificações de arboviroses em 2025, com confirmações de 45 casos de chikungunya, 29 de febre de Mayaro e 5 de zika vírus.

Diante do avanço da doença, a FVS-RCP orientou municípios do interior a intensificarem ações contra criadouros do mosquito. Um plano de contingência para os 62 municípios amazonenses será lançado em breve.

Caso fatal

De acordo com Lilian Furtado, gerente de Doenças Transmissíveis da FVS-RCP, o paciente procurou atendimento com sintomas clássicos de dengue:

“Ele apresentava febre, mialgia, dores articulares e evoluiu para um quadro grave. Apesar dos esforços médicos, não resistiu”, explicou.

Sorotipo mais perigoso em circulação

A fundação alerta sobre a circulação dos quatro sorotipos de dengue, com destaque para o Tipo 3 – registrado no Amazonas em 2024 após 15 anos sem ocorrências. Segundo o Ministério da Saúde, esse sorotipo tem maior potencial para causar formas graves da doença.

A população deve ficar atenta aos principais sintomas:

  • Febre alta;
  • Dores no corpo e articulações;
  • Dor atrás dos olhos;
  • Manchas vermelhas na pele.

Sinais de gravidade (requerem atendimento imediato):

  • Vômitos persistentes;
  • Dor abdominal intensa;
  • Sangramentos;
  • Irritabilidade.

Autoridades reforçam a importância de eliminar água parada e procurar unidades de saúde ao primeiro sinal de agravamento.

Publicidade

Leia mais

OMS alerta para mortes evitáveis de mães e bebês no Dia Mundial da Saúde

Lucyana Gadelha

Amazonas registra 15 casos de metapneumovírus no primeiro trimestre de 2025

Lucyana Gadelha

Novos locais de atendimento das Unidades Móveis de Saúde da Mulher iniciam atendimentos nesta segunda-feira

Vitória Vitor

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais