Rede MLC
Saúde

Anvisa autoriza ensaio clínico de medicamento oral contra dengue

Foto: Reprodução/Internet
Publicidade

O ensaio clínico também ocorre em Cingapura, Índia, Malásia e Vietnã.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou na última segunda-feira (21), a segunda fase do ensaio clínico de um medicamento oral contra a dengue. O estudo deve avaliar os efeitos em 38 pacientes brasileiros de quatro estados diferentes.

O fármaco, chamado de EYU688, promete inibir a replicação dos quatro sorotipos do vírus em pacientes com a doença (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4) e está sendo patrocinado no país pela empresa farmacêutica Novartis Biociências, localizada em São Paulo.

O ensaio deve ter o investimento de US$ 700 milhões de dólares (mais de R$ 3,9 milhões) e envolver pacientes de, Brasília (DF), Sorocaba (SP), São José do Rio Preto (SP), Manaus (AM) e Rio de Janeiro (RJ).

“Após uma rigorosa análise da documentação técnico-científica apresentada pela patrocinadora Novartis Biociências, que incluiu dados de estudos pré-clínicos (realizados em laboratório e em modelos animais) e clínicos prévios, a Anvisa concluiu que os benefícios potenciais do desenvolvimento do EYU688 superam os riscos”, disse a Anvisa.

Neste ano, o Brasil passou por uma epidemia de dengue: mais de 6,5 milhões de casos prováveis pela doença foram registrados e 5.661 pessoas morreram pela doença, de acordo com o Ministério da Saúde.

A infecção por dengue acontece pela picada do mosquito Aedes aegypti, e pode apresentar sintomas como:

  • Febre alta;
  • Dor no corpo e nas articulações;
  • Dor atrás dos olhos;
  • Mal-estar;
  • Dor de cabeça;
  • Manchas vermelhas no corpo.

Ainda em nota, a Anvisa comunica que, após a conclusão desta etapa da pesquisa, o medicamento ainda precisa ser registrado e aprovado pela agência, além de conseguir um parecer favorável da Comissão de Incorporação de Tecnologias (Conitec) para ser inserido no Sistema Único de Saúde.

Publicidade

Leia mais

Unidade Móvel de Saúde da Mulher tem novo endereço de atendimento na Zona Leste

Lucyana Gadelha

Brasil contabiliza 1,5 mil casos de mpox em 2024

Lucyana Gadelha

Diabetes provoca ao menos 50 amputações por dia no Brasil, alerta Ministério da Saúde

Indra Miranda

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais