Rede MLC
Saúde

Anvisa prorroga proibição do uso de fenol para fins estéticos

Foto: Reprodução/Internet
Publicidade

Ministério da saúde ainda não tem resultados conclusivos sobre eficácia da substancia.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) prorrogou a proibição da venda e uso de produtos estéticos a base de fenol. A medida foi tomada para renovar o tempo que a medida fica em vigor.

No último dia 25, a medida completou 3 meses em vigência, desde o caso Henrique Chagas, jovem de 27 anos que morreu em São Paulo após realizar um procedimento estético muito invasivo conhecido como “Peeling de Fenol“.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o peeling de fenol é indicado para tratar sinais de envelhecimento facial, como rugas profundas e textura da pele comprometida.

No entanto, mesmo que a entidade alerte que se trata de um procedimento invasivo e que deve ser realizado com extremo cuidado, o Ministério da Saúde, ainda estuda a eficácia do fenol em produtos estéticos, portanto, enquanto não houver resultados comprovados, a medida de suspensão segue valendo.

Atualmente, apenas 8 produtos possuem liberação parar circular, todos são medicamentos ou possuem uso médico.

Publicidade

Leia mais

Unidade Móvel de Saúde da Mulher tem novo endereço de atendimento na Zona Leste

Lucyana Gadelha

Brasil contabiliza 1,5 mil casos de mpox em 2024

Lucyana Gadelha

Diabetes provoca ao menos 50 amputações por dia no Brasil, alerta Ministério da Saúde

Indra Miranda

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais