Segundo a Anvisa, um potencial risco de contaminação microbiológica foi identificado após o resultado de análises de monitoramento na produção.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a comercialização, distribuição e uso de versões específicas do detergente da marca Ypê, após constatado risco de contaminação. A decisão determina o recolhimento de determinados lotes do produto e está em vigor desde terça-feira (7).
Segundo a Anvisa, um potencial risco de contaminação microbiológica foi identificado após o resultado de análises de monitoramento na produção constatarem um desvio fora do padrão. Como ação de fiscalização, o órgão estabeleceu o recolhimento do produto.
A determinação foi publicada no Diário Oficial da União e exige que todas as unidades do detergente produzidas entre julho, agosto, setembro, novembro e dezembro de 2022 com lote final 1 e 3 sejam suspensas. Estão incluídos detergentes de todos os tipos, dentro dessa identificação.
Em nota, a Química Amparo, empresa produtora do detergente Ypê, informou que fez o recolhimento dos itens há mais de um mês após análise interna que identificou em alguns lotes a “descaracterização em seu odor tradicional, sem risco à saúde ou segurança do consumidor, porém, em alguns casos perceptível ao olfato“.