Rede MLC
Política

Após comparar guerra na Faixa de Gaza com Holocausto comandado por Hitler, Lula é declarado “persona non grata” em Israel

Publicidade

Pra quem não sabe, “persona non grata” é um termo dado a um representante estrangeiro que não é mais bem-vindo em determinado país

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi declarado como “persona non grata” pelo ministro Yisrael Katz, após comparar a guerra de Israel contra o Hamas na Faixa de Gaza, ao Holocausto comandado por Hitler.

A declaração foi feita na manhã desta segunda-feira (19), pelo ministro das Relações Exteriores de Israel. Em um comunicado nas redes sociais, Katz escreveu:

 “Não perdoaremos e não esqueceremos — em meu nome e em nome dos cidadãos de Israel, informei ao Presidente Lula que ele é uma ‘persona non grata’ em Israel até que ele peça desculpas e se retrate“.

Pra quem não sabe, “persona non grata” é um termo dado a um representante estrangeiro que não é mais bem-vindo em determinado país. Lula se tornou indesejado em Israel justamente no momento em que era considerado um dos mediadores da paz na guerra que acontece na Faixa de Gaza desde outubro do ano de 2023.

O presidente terminava uma viagem pelo continente africano, quando foi questionado sobre a guerra em uma coletiva e declarou: 

O que está acontecendo na Faixa de Gaza e com o povo palestino não existe em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu: quando Hitler resolveu matar os judeus (…) Eu fico imaginando qual é o tamanho da consciência política dessa gente. E qual é o tamanho do coração solidário dessa gente que não está vendo que, na Faixa de Gaza, não tá acontecendo uma guerra, mas um genocídio. Não é uma guerra entre soldados e soldados. É uma guerra entre um exército altamente preparado e mulheres e crianças“, disse.

Após a declaração polêmica do presidente, Israel disse que tem “direito de se defender e luta por isso”. O país ainda afirmou que a fala de Lula é descabida e “ultrapassa uma linha vermelha”, ao citar os mortos do Holocausto.

O embaixador do Brasil em Israel chegou a ser convocado pelo primeiro-ministro para uma “dura repreensão”, por conta da situação.

 

Publicidade

Leia mais

Milei diz que vice é próxima da esquerda e não tem “nenhuma ingerência” no governo

Indra Miranda

Trump planeja reunir equipes de investigação para apurar eleição de 2020

Indra Miranda

STF determina soltura de 15 condenados condenados ao tráfico de drogas em Campinas (SP)

Indra Miranda

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais