Rede MLC
Política

Aprovado o Projeto de Lei que garante licença-maternidade ampliada para mães de bebês prematuros no Amazonas

Divulgação
Publicidade

A Assembleia Legislativa do Amazonas, aprovou na quarta-feira(23), o Projeto de Lei nº 494/2023 que estabelece um período de licença-maternidade diferenciado para mães de bebês prematuros no Amazonas.

De autoria da deputada Dra. Mayara Pinheiro Reis (Republicanos), o PL altera a Lei nº 2.885/2004, que trata sobre a licença à gestante, à adotante e a licença-paternidade. A mudança sugere que o texto da redação da lei passe a vigorar com o período de licença maternidade contando, em caso de parto prematuro, a partir da última alta da mãe ou do recém-nascido.

Atualmente, a licença inicia em até 28 dias antes do previsto para o parto e dura, no máximo, 120 dias sem direito à prorrogação.

“O tempo de convivência entre mamãe e bebê acaba sendo reduzido pelas complicações ocasionadas no parto prematuro. E mesmo assim, o tempo de licença não é prorrogado. Acredito que com esta iniciativa, estaremos auxiliando essas mães a viverem a fase da maternidade de forma adequada sem afetar o período de amamentação, crescimento e desenvolvimento do bebê”, afirmou a parlamentar.

Entre 2010 e 2020 foram registrados 152 milhões de partos prematuros, segundo relatório da Organização Mundial da Saúde e do Fundo das Nações Unidas (Unicef) divulgado em maio deste ano. Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil ocupa o 10º lugar no ranking dos países com mais nascimentos de prematuros.

Publicidade

Leia mais

Não conseguiu votar? Saiba o que fazer para justificar sua ausência

Indra Miranda

Mulher é presa em flagrante por matar o marido após descobrir possível traição em Borba (AM)

Indra Miranda

Barroso crítica pedidos de impeachment contra ministros do STF

Indra Miranda

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais