Governo argentino anuncia amplo suporte para operações de resgate e assistência em meio à devastação causada pelas inundações
O governo da República Argentina, por meio do Ministério da Defesa, do Ministério da Segurança e da Comissão Capacetes Brancos do Itamaraty, anunciou sua disposição uma gama de recursos para auxiliar nas operações de resgate e assistência à população atingida com as enchentes no Rio Grande do Sul.
Segundo informações do boletim da Defesa Civil do estado, o número de mortos chegou a 100 nas enchentes que afetam o Rio Grande do Sul desde a última semana e há ainda 128 desaparecidos.
A oferta anunciada pela Argentina inclui aeronaves, equipes de saúde, policiais e mergulhadores encarregados de planejar e executar ajuda humanitária aos gaúchos atingidos pelas fortes chuvas.
“Em consequência das graves inundações no estado do Rio Grande do Sul, o Governo da República Argentina, por meio do Ministério da Defesa, do Ministério da Segurança e da Comissão de Capacetes Brancos desta Chancelaria, ofereceu ao Governo da República Federativa do Brasil sua plena colaboração”, informou o governo argentino em nota.
- Leia mais: Chuvas no Rio Grande do Sul: Guaíba registra queda nos níveis de inundação
- Médicos e enfermeiros do Amazonas vão ser enviados para o Rio Grande do Sul
- Manaus promove campanha de doações para vítimas da enchente na Região Sul do país
Recursos oferecidos pela Argentina
- 20 militares e cães da Polícia Federal Argentina.
- Especialistas em logística da Comissão dos Capacetes Brancos, órgão de assistência humanitária do Estado Argentino.
- Um avião Hercules C-130 para transporte de pessoas e/ou carga.
- Três helicópteros para transferência e evacuações.
- Equipe de saúde móvel.
- Mergulhadores táticos da Marinha Argentina.
- Unidades de engenharia com barcos.
- Duas estações de purificação de água e caixas de pastilhas de purificação de água.
O governo argentino reforçou sua solidariedade ao povo brasileiro diante das trágicas consequências das enchentes, destacando o compromisso mútuo em enfrentar desafios compartilhados e reforçar os laços de amizade e cooperação entre os dois países.
Saiba como fazer doações
O Fundo Emergencial Luz Alliance em parceria com a @brazilfound, está recebendo verbas que serão destinadas às pessoas afetadas pelo desastre natural no Rio Grande do Sul.
As doações podem ser feitas pelo site da Brazil Foundation.
Os locais que recebem doações em Porto Alegre podem ser acessados no site da prefeitura.
A Central Única das Favelas (CUFA) também tem apoiado à população atingida pelas enchentes, em diferentes cidades do estado. A entidade afirma que recebe também os itens que são mais requisitados pelos afetados.
Na capital do Amazonas, as doações podem ser feitas no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, nas áreas da companhia aérea.
O QUE DOAR?
- Colchões e travesseiros
- Roupas de cama e cobertores
- Produtos de higiene pessoal e limpeza
- Roupas e agasalhos
- Móveis e eletrodomésticos
- Rações para cães e gatos