A premiação reconhece o desempenho de treinadores que se destacaram no continente.
O técnico Artur Jorge, do Botafogo, foi indicado ao prêmio de melhor técnico da América, organizado pelo jornal uruguaio El País. O treinador disputa a honraria com Lionel Scaloni (seleção argentina), Gustavo Alfaro (seleção paraguaia), Gustavo Costas (Racing) e Diego Aguirre (Peñarol).
Artur Jorge foi lembrado pelas conquistas em 2024, quando levou o Botafogo aos títulos da Conmebol Libertadores e do Campeonato Brasileiro. No ano passado, o vencedor foi Fernando Diniz, pelo trabalho realizado no Fluminense.
A premiação reconhece o desempenho de treinadores que se destacaram no continente. Mais de 200 jornalistas participaram da escolha dos indicados. Além de premiar o melhor técnico, o El País também define o Rei da América, título que em 2023 foi concedido ao jogador Germán Cano.
Entre os concorrentes, Lionel Scaloni, técnico da Argentina, foi indicado por ter conquistado a Copa América de 2024, nos Estados Unidos, além de títulos importantes nos anos anteriores, como a Copa do Mundo de 2022.
Gustavo Alfaro, que treinou as seleções da Costa Rica e do Paraguai em 2024, destacou-se ao manter o Paraguai invicto desde que assumiu em setembro. Gustavo Costas, por sua vez, aparece na lista após levar o Racing ao título da Copa Sul-Americana.
Diego Aguirre, técnico do Peñarol, foi reconhecido por conduzir o time às semifinais da Copa Libertadores, algo que não acontecia há 13 anos, além de conquistar o Campeonato Uruguaio.
Artur Jorge busca se consolidar como um dos principais técnicos do continente, após uma temporada de destaque liderando o Botafogo.