Muito mais do que séries de romance, os dramas asiáticos tem se tornado uma verdadeira febre entre o público ocidental: moda, culinária, cuidados com a pele e muito mais.
As novelas asiáticas possuem um público crescente nos últimos anos e com isso, muitos aspectos diferentes acabaram sendo incorporados nos hábitos de vida e de consumo ao redor do mundo.
Seja na forma de se vestir, de se maquiar ou na hora de escolher o que comer, os doramas não apenas entretêm, mas também moldam as preferências e comportamentos de um grande grupo de pessoas.
Os principais produtores desse tipo de conteúdo são Coréia do Sul, Japão, China e Tailândia, contando com diversos temas como romance, ação, terror, narrativas históricas e etc.
Falando sobre as produções coreana, algo que faz parte dessa cultura no geral é parecer bem, portanto os atores e atrizes costumam andar sempre muito bem vestidos, com roupas de grife e acessórios finos,
O recente sucesso de Rainha das Lágrimas (2024, Netflix) nas telas mundiais protagonizou um acontecimento muito interessante que ajuda a ilustrar o quanto os dramas podem movimentar o mercado fashion.
A personagem de Kim Ji Won foi presenteada com um ‘Roger Vivier Viv’ Run Strass Buckle’, um tênis que custa U$1.677 dólares, equivalente a mais de R$8.600 reais, que simplesmente sumiu das lojas depois da aparição no quarto episódio da série.
Não apenas isso, a personagem de Ji Won é uma jovem herdeira que possui um guarda roupa repleto de peças de luxo, já tendo usado marcas como Valentino, Balmain, Bulgari, Chanel, entre outras.
Outro tópico que ficou muito famoso foi a culinária. As comidas coreanas chamam atenção por serem muito coloridas e/ou possuírem muita pimenta nos seus pratos típicos, que são feitos com uma variedade de vegetais, óleos, frutos do mar, carne suína e tudo muito bem acompanhado de uma boa tigela de arroz.
Além disso, os cuidados com a pele, parte muito forte da cultura da Coréia, viraram tendência mundial e várias marcas ocidentais adentraram nesse mercado, procurando satisfazer a uma carência dos consumidores que se viram incentivados a procurar por esses produtos.
Doramas no Brasil
De acordo com um levantamento feito durante a época da pandemia, o Brasil ficou em terceiro lugar no ranking de países que mais assistiram aos doramas, com a maioria dos telespectadores (mais de 70%) sendo mulheres numa faixa etária entre 18 e 40 anos, muitas da vezes mães e filhas.