O eclipse solar de 2023 vai ser visível em Manaus, que é uma das três capitais com melhor visibilidade (Natal e João Pessoa) para observar o fenômeno, que deverá acontecer neste sábado, 14.
Eclipses solares acontecem toda vez que a Lua entra na frente do Sol, projetando assim uma sombra na superfície terrestre. Nesses casos, a luz do Sol também fica bloqueada naquele ponto específico, segundo a revista Exame.
De acordo com Swammy Mitozo, médico oftalmologista, é preciso lembrar que a observação de eclipses solares deve ser feita com muito cuidado e com equipamentos de segurança, posto que olhar para o Sol pode ser prejudicial para os olhos e capaz de cegar.
O oftalmologista ressalta que um simples óculos de Sol, ainda que tenha uma lente com muita qualidade, não protege os olhos dos raios solares.
Segundo o especilialista, há três formas de observar o fenômeno em segurança:
- Telescópio com filtro adequado para observação solar;
- “Óculos para eclipse solar”, normalmente vendidos em lojas especialistas em produtos astronômicos;
- Vidros de soldador n.14 podem ser achados em lojas de material de construção. Eles são feitos para compor máscaras de solda elétrica e conseguem proteger os olhos dos raios UV do Sol. O valor deles é baixo, variando entre R$ 2 e R$ 5.
Swammy alerta que óculos de sol não foram feitos para olhar diretamente para o astro rei do nosso sistema solar.
“A luz direta contra a retina pode causar danos severos à saúde dos olhos e, caso a observação do eclipse seja feita sem proteção, pode levar à cegueira.”
O mesmo vale para filmes negativos de fotografia e “chapas” de Raio X.