Rede MLC
News

Austrália proíbe menores de 16 anos de terem contas em redes sociais

A medida vai levar um ano para começar a valer — Foto: Divulgação
Publicidade

Alguns adolescentes apoiam a iniciativa do governo, mas destacam a dificuldade de implementar a medida.

A Austrália se tornou o primeiro país do mundo a proibir que menores de 16 anos possuam contas em redes sociais. A legislação inédita, aprovada na última quinta-feira (28), determina que plataformas como Meta, TikTok, X (antigo Twitter) e Instagram tomem medidas para barrar o acesso de crianças e adolescentes abaixo dessa faixa etária.

A nova lei, que começará a ser aplicada dentro de um ano, estabelece que o Senado australiano supervisione as plataformas para garantir o cumprimento das regras. Empresas que não atenderem às exigências poderão enfrentar multas de até R$ 200 milhões.

Austrália proíbe acesso de menores de 16 anos às redes sociais — Foto: PARLIAMENT OF AUSTRALIA/AFP

De acordo com a ministra da Comunicação australiana, Michelle Rowland, a medida busca proteger os jovens de conteúdos prejudiciais.

“Dois terços dos adolescentes entre 14 e 17 anos já foram expostos a materiais extremamente nocivos online”, afirmou Rowland ao defender a proposta.

Na União Europeia, entrou em vigor neste ano a Lei dos Serviços Digitais, que exige que plataformas digitais criem mecanismos para conter a disseminação de conteúdo ilegal e prejudicial. A eficácia das medidas será avaliada por auditorias independentes até o final de 2024.

 

Publicidade

Leia mais

Empresário come banana de obra de arte avaliada em US$ 6,2 milhões

Indra Miranda

Fortes chuvas em SP cancelam 115 voos no Aeroporto de Congonhas

Indra Miranda

Mulher é condenada a sete anos por manter filha escondida em gaveta durante três anos

Indra Miranda

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais