O voo DL4819 transportava 80 pessoas, entre passageiros e tripulantes. Desses, 18 ficaram feridas, sendo três em estado grave.
Na tarde desta segunda-feira (17), um avião da Delta sofreu um acidente durante o pouso no Aeroporto Internacional de Toronto, no Canadá. O incidente deixou três pessoas gravemente feridas, incluindo uma criança, que foram resgatadas por helicópteros.
A aeronave envolvida, um Mitsubishi CRJ-900LR, capotou por volta das 14h15 (hora local), após decolar de Minneapolis, nos Estados Unidos (veja vídeo abaixo). As autoridades locais ainda investigam as causas do acidente.
Operado pela Endeavor Air, subsidiária da Delta, o voo DL4819 transportava 80 pessoas, entre passageiros e tripulantes. Desses, 18 ficaram feridas, sendo três em estado grave, e todos foram evacuados.
De acordo com a ministra dos Transportes, Anita Anand, as três vítimas graves incluem uma criança, um homem de aproximadamente 60 anos e uma mulher na mesma faixa etária, todos levados por helicóptero a hospitais próximos.
A Delta emitiu um comunicado inicial dizendo que não há confirmação de mortes no acidente. A empresa acrescentou que está concentrando os esforços em oferecer suporte aos passageiros e tripulantes (veja na íntegra abaixo).

O premier de Ontário, Doug Ford, expressou alívio ao saber que não houve mortos no incidente.
“Estou aliviado por não haver mortos após o acidente em Toronto Pearson. As autoridades provinciais estão em contato com o aeroporto e as equipes locais para garantir toda a assistência necessária”, escreveu na conta no X (anteriormente Twitter).
Tim Walz, governador de Minnesota, estado de origem do voo, também se manifestou, agradecendo os esforços das equipes de resgate e confirmando que está em contato com a Delta para acompanhar o ocorrido.
O aeroporto de Toronto Pearson, o maior do Canadá, informou que equipes de emergência estão trabalhando no local, e embora as operações tenham sido temporariamente interrompidas, já foram retomadas.
Na hora do pouso, o clima estava adverso, com neve e ventos de até 65 km/h. A temperatura registrada era de aproximadamente -8,6°C.
O Conselho de Segurança de Transporte do Canadá informou que enviará uma equipe para investigar as causas do acidente.
- Leia também: Um avião de pequeno porte caiu em um canavial e matou duas pessoas
- Queda de avião na Filadélfia deixa 7 mortos e 19 feridos
Veja nota da Delta
“O voo 4819 da Delta Connection, operado pela Endeavor Air com uma aeronave CRJ900, sofreu um acidente envolvendo apenas a própria aeronave no Aeroporto Internacional Pearson de Toronto (YYZ) por volta das 15h30 (horário do leste dos EUA) nesta segunda-feira. O voo partiu do Aeroporto Internacional de Minneapolis-St. Paul (MSP).
Relatos iniciais indicam que não houve vítimas fatais. Vários passageiros com ferimentos foram levados a hospitais da região. Nosso foco principal é prestar assistência aos afetados.
A bordo do voo estavam 80 pessoas no total – 76 passageiros e quatro tripulantes.
O aeroporto YYZ [Toronto Pearson] foi fechado pouco depois do incidente. A Delta está em contato com clientes que viajariam de, para ou por YYZ e recomenda que monitorem o status de seus voos pelo aplicativo Fly Delta.
A Endeavor Air é uma subsidiária integral da Delta Air Lines, com sede em Minneapolis”.