A passagem por Manaus seria uma escalada antes de Biden seguir para o Rio de Janeiro, onde participará da 19ª Cúpula do G20.
Na noite desta terça-feira (5), um avião cargueiro modelo C-17 GlobeMaster III, da Força Aérea dos Estados Unidos, pousou em Manaus por volta das 20h55, transportando os primeiros suprimentos para a visita do presidente americano Joe Biden à capital amazonense. A aeronave, que aterrissou no Aeroporto Internacional de Manaus, trouxe veículos oficiais, equipamentos e outros materiais necessários para a logística da visita da comitiva presidencial americana.
A previsão é de que, até sexta-feira (8), outras três aeronaves de carga americanas desembarquem em Manaus. No total, são esperados 30 aviões cargueiros militares que deverão chegar nas próximas semanas, reforçando a preparação para a possível chegada de Biden.
A visita presidencial está programada para os dias 16 e 17 de novembro, e outras duas aeronaves presidenciais Boeing 747 VC-25A, conhecidas como Air Force One, deverão desembarcar na data, trazendo o presidente e a equipe.
Um segundo Boeing 747 acompanhará a comitiva como aeronave de reserva, conforme o protocolo de segurança adotado em visitas internas
De acordo com informações da jornalista Lisandra Paraguassu, da agência Reuters, a viagem de Biden à Amazônia representa uma substituição de uma visita oficial que ele havia prometido a Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quando o presidente brasileiro esteve em Washington.
A passagem por Manaus seria uma escalada antes de Biden seguir para o Rio de Janeiro, onde participará da 19ª Cúpula do G20, prevista para os dias 18 e 19 de novembro.