Rede MLC
News

Avião ultrapassa a pista do aeroporto de Ubatuba, vai parar na praia e explode

A Força Aérea Brasileira (FAB) destacou que o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) foi acionado para investigar o caso. - Foto: João Mota/TV Vanguarda
Publicidade
Publicidade

A queda ocorreu por volta das 10h, quando o avião tentou pousar no aeroporto de Ubatuba sob condições meteorológicas adversas, com chuva e pista molhada.

Na manhã desta quinta-feira (9), um avião de pequeno porte caiu na praia do Cruzeiro, em Ubatuba, litoral norte de São Paulo, após ultrapassar a pista do aeroporto local. A aeronave explodiu ao atingir a faixa de areia, causando um incêndio.

De acordo com informações preliminares, cinco pessoas estavam na aeronave: o piloto, que morreu no acidente, dois adultos e duas crianças, que foram resgatados com vida.

Publicidade

O estado de saúde delas ainda não foi divulgado. Três pessoas que estavam em uma pista de skate próxima ao local também ficaram feridas e foram socorridas.

A queda ocorreu por volta das 10h, quando o avião modelo Cessna 525, fabricado em 2008 e de matrícula PR-GFS, tentou pousar no aeroporto de Ubatuba sob condições meteorológicas adversas, com chuva e pista molhada.

A aeronave ultrapassou a pista, atravessou uma rua e atingiu a praia. Um vídeo registrou o momento exato da queda (veja abaixo).

A aeronave explodiu ao atingir a faixa de areia, causando um incêndio. – Foto: João Mota/TV Vanguarda

Segundo o Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), o acidente foi caracterizado como uma “excursão de pista”, situação em que a aeronave sai da superfície da pista durante pouso ou decolagem.

Após a colisão, equipes do Corpo de Bombeiros e do Águia foram acionadas, com 12 bombeiros e cinco viaturas atuando no resgate e combate às chamas.

A Rede Voa, responsável pela administração do aeroporto, confirmou que o avião partiu do Aeroporto Municipal de Mineiros, em Goiás, e tentou aterrissar em Ubatuba. Já a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que a aeronave estava autorizada a voar, mas não para serviços de táxi aéreo.

A Força Aérea Brasileira (FAB) destacou que o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) foi acionado para investigar o caso. Técnicos já estão realizando a coleta de dados, preservação de evidências e análise inicial dos danos na aeronave.

As circunstâncias completas do acidente ainda estão sob apuração pelas autoridades.

Publicidade

Leia mais

Temporal atrapalha operações no Aeroporto de Manaus e causa cancelamentos

Lucyana Gadelha

Cerca de 400 mil de fiéis se despedem do Papa Francisco em funeral histórico no Vaticano

Lucyana Gadelha

Conta de luz mais cara: Aneel anuncia bandeira amarela em maio

Vitória Vitor

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais