O botulismo é uma intoxicação alimentar grave.
O estado da Bahia está em alerta após a confirmação do sexto caso de botulismo em 2024. A Vigilância Epidemiológica divulgou que, desde janeiro, duas pessoas morreram, três estão hospitalizadas e apenas um paciente teve alta.
Os casos foram registrados em Salvador, Campo Formoso, Senhor do Bonfim e Cícero Dantas. A principal suspeita é que a contaminação ocorreu por meio de mortadela de frango.
A doença, rara e potencialmente fatal, preocupa as autoridades devido a gravidade. Segundo a coordenadora de Doenças e Agravos Transmissíveis, Eleuzina Falcão, um único caso já configura um surto.
A coordenadora alerta para a importância de verificar a procedência e validade dos alimentos, buscando evitar o consumo de produtos com contaminantes de contaminação, como latas estufadas ou vidros embaçados.
“É fundamental também redobrar o cuidado com alimentos e bebidas. Verificar prazo de validade, selo de qualidade, lata estufada, vidros embaçados”, alerta Eleuzina.
O botulismo é uma intoxicação alimentar grave, causada pela bactéria Clostridium botulinum (C botulinum), que pode paralisar os músculos e levar à morte. O caso recente acendeu o alerta para os cuidados com alimentos e a vigilância da população sobre os sintomas iniciais da doença.