Rede MLC
Saúde

Bahia já registra seis casos de botulismo em 2024, com duas mortes confirmadas

Bahia registra seis casos de botulismo, com duas mortes confirmadas - Foto: Reprodução/Internet
Publicidade

O botulismo é uma intoxicação alimentar grave.

O estado da Bahia está em alerta após a confirmação do sexto caso de botulismo em 2024. A Vigilância Epidemiológica divulgou que, desde janeiro, duas pessoas morreram, três estão hospitalizadas e apenas um paciente teve alta.

Os casos foram registrados em Salvador, Campo Formoso, Senhor do Bonfim e Cícero Dantas. A principal suspeita é que a contaminação ocorreu por meio de mortadela de frango.

A doença, rara e potencialmente fatal, preocupa as autoridades devido a gravidade. Segundo a coordenadora de Doenças e Agravos Transmissíveis, Eleuzina Falcão, um único caso já configura um surto.

Principal suspeita é de que a contaminação se deu por meio de alimento – Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

A coordenadora alerta para a importância de verificar a procedência e validade dos alimentos, buscando evitar o consumo de produtos com contaminantes de contaminação, como latas estufadas ou vidros embaçados.

“É fundamental também redobrar o cuidado com alimentos e bebidas. Verificar prazo de validade, selo de qualidade, lata estufada, vidros embaçados”, alerta Eleuzina.

O botulismo é uma intoxicação alimentar grave, causada pela bactéria Clostridium botulinum (C botulinum), que pode paralisar os músculos e levar à morte. O caso recente acendeu o alerta para os cuidados com alimentos e a vigilância da população sobre os sintomas iniciais da doença.

Publicidade

Leia mais

Carreta da Saúde começa a atender no bairro Jorge Teixeira a partir de segunda-feira (7)

Lucyana Gadelha

Manaus registra 18 casos confirmados de Mpox, aponta relatório da FVS

Indra Miranda

Unidades Móveis de Saúde da Mulher atendem em novos endereços

Lucyana Gadelha

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais