Rede MLC
Saúde

Bahia registra 2 mortes de botulismo que pode estar associada ao consumo de mortadela

Foto: Reprodução/Internet
Publicidade

Das notificações referentes a 2024, cinco foram confirmadas e uma segue em investigação.

O estado da Bahia notificou neste ano seis casos de botulismo, uma doença grave causada pela ingestão de alimentos contaminados. Segundo a Secretaria de Saúde estadual, duas pessoas morreram em decorrência desse quadro.

O botulismo se trata de um tipo raro de envenenamento causado por toxinas produzidas pela bactéria Clostridium botulinum, que pode entrar no organismo por meio de ferimentos ou pela ingestão de alimentos contaminados que não têm produção e/ou conservação adequada.

Os sintomas incluem:

  • Dificuldade para falar
  • Dificuldade para engolir
  • Fraqueza de longa duração
  • Fadiga
  • Pneumonia por aspiração e infecção
  • Problemas no sistema nervoso em geral

Todas as formas de botulismo podem ser fatais se não tratadas adequadamente, e são consideradas emergências médica e de saúde pública.

A investigação epidemiológica constatou que quatro dos cinco pacientes com diagnóstico confirmados ingeriram mortadela de frango no dia anterior ao início dos sintomas. A Sesab investiga se o alimento tem relação com os casos da doença, já que no Brasil, a maioria dos casos notificados está diretamente relacionado à contaminação alimentar.

Os casos confirmados da doença foram registrados nas cidades de: Campo Formoso, Senhor do Bonfim, Salvador, Cícero Dantas.

Três casos são de pacientes que seguem internados no Instituto Couto Maia, em Salvador, e um deles já recebeu alta médica. Os dois óbitos foram registrados em Campo Formoso e na capital baiana.

Publicidade

Leia mais

Carreta da Saúde começa a atender no bairro Jorge Teixeira a partir de segunda-feira (7)

Lucyana Gadelha

Manaus registra 18 casos confirmados de Mpox, aponta relatório da FVS

Indra Miranda

Unidades Móveis de Saúde da Mulher atendem em novos endereços

Lucyana Gadelha

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais