A seleção veio entre 387 candidatos.
Em uma seletiva extensa, que reuniu mais de três mil crianças do país, Maria Júlia Casanova Lopes, de apenas 8 anos, foi uma das 40 crianças que conquistou uma vaga para estudar dança clássica na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, em Joinville, a partir de 2025.
Chegando a concorrer com 77 crianças pela vaga em uma das melhores escolas de dança do mundo, única filial do famoso Teatro Bolshoi da Rússia, o sonho de Maria Júlia teve início após a participação da menina na seletiva regional, promovida pelo Instituto Cultural Brasil Estados Unidos (ICBEU-Manaus), em fevereiro deste ano.
Natural de Manaus e residente em Itacoatiara, foi na cidade onde a pequena bailarina se encontrou com a dança, devido ao trabalho do pai, o servidor público Ramys Lopes.
“A dança é uma coisa espontânea dela. Ela curte, gosta. Não é nada forçado. Ao longo desses anos, ela vem se destacando. Nós, como pais, deixamos fluir e ficamos muito felizes de ver esse resultado”, disse o pai da menina.
Foi a primeira vez que a equipe Bolshoi fez uma seletiva regional na capital amazonense, em parceria com o ICBEU Manaus. Maria Júlia foi uma das quatro alunas selecionadas para avançar na disputa nacional, que ocorreu nos últimos dias 18 e 19 de outubro.
“Foi muito emocionante ver que ela, tão pequena, já está colhendo os frutos dessa dedicação à dança. Durante a seleção, ficamos nervosos, mas a experiência foi incrível para mim e para ela. Agora, iniciamos uma outra fase, que é viabilizar esse sonho”, contou Siula dos Santos Casanova, a mãe de Maria Júlia.
Os aprovados serão bolsistas, com 100% de gratuidade e recebem benefícios como alimentação, transporte, uniformes, figurinos, assistência social, orientação pedagógica, assistência odontológica preventiva, atendimento fisioterápico, nutricional, assistência médica de emergência/urgência pré-hospitalar e todo o ensino técnico da dança.