Rede MLC
Cultura

Bailarina amazonense de 8 anos é selecionada para estudar na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil

Foto: Divulgação
Publicidade
Publicidade

A seleção veio entre 387 candidatos.

Em uma seletiva extensa, que reuniu mais de três mil crianças do país, Maria Júlia Casanova Lopes, de apenas 8 anos, foi uma das 40 crianças que conquistou uma vaga para estudar dança clássica na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, em Joinville, a partir de 2025.

Chegando a concorrer com 77 crianças pela vaga em uma das melhores escolas de dança do mundo, única filial do famoso Teatro Bolshoi da Rússia, o sonho de Maria Júlia teve início após a participação da menina na seletiva regional, promovida pelo Instituto Cultural Brasil Estados Unidos (ICBEU-Manaus), em fevereiro deste ano.

Publicidade

Natural de Manaus e residente em Itacoatiara, foi na cidade onde a pequena bailarina se encontrou com a dança, devido ao trabalho do pai, o servidor público Ramys Lopes.

“A dança é uma coisa espontânea dela. Ela curte, gosta. Não é nada forçado. Ao longo desses anos, ela vem se destacando. Nós, como pais, deixamos fluir e ficamos muito felizes de ver esse resultado”, disse o pai da menina.

Foi a primeira vez que a equipe Bolshoi fez uma seletiva regional na capital amazonense, em parceria com o ICBEU Manaus. Maria Júlia foi uma das quatro alunas selecionadas para avançar na disputa nacional, que ocorreu nos últimos dias 18 e 19 de outubro.

“Foi muito emocionante ver que ela, tão pequena, já está colhendo os frutos dessa dedicação à dança. Durante a seleção, ficamos nervosos, mas a experiência foi incrível para mim e para ela. Agora, iniciamos uma outra fase, que é viabilizar esse sonho”, contou Siula dos Santos Casanova, a mãe de Maria Júlia.

Os aprovados serão bolsistas, com 100% de gratuidade e recebem benefícios como alimentação, transporte, uniformes, figurinos, assistência social, orientação pedagógica, assistência odontológica preventiva, atendimento fisioterápico, nutricional, assistência médica de emergência/urgência pré-hospitalar e todo o ensino técnico da dança.

Publicidade

Leia mais

Festival de Parintins 2025: Caprichoso e Garantido revelam toadas oficiais com temas amazônicos

Lucyana Gadelha

Festival de Parintins tem lançamento adiado após governador contrair Covid e Influenza

Lucyana Gadelha

Caprichoso lança álbum “É Tempo de Retomada” com espetáculo cinematográfico em Parintins

Lucyana Gadelha

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais