Rede MLC
Saúde

Bancos de Leite Humano das maternidades de Manaus estão baixos, Secretaria de Saúde solicita doações

Foto: Evandro Seixas/SES-AM
Publicidade

O BLH atende crianças prematuras de unidades de saúde públicas e privadas do estado.

Os Bancos de Leite Humano (BLH) das Maternidades Ana Braga, Azilda da Silva Marreiro e Balbina Mestrinho, nas zonas norte e sul de Manaus, estão com os estoques baixos e solicitam doações.

Segundo o levantamento da Rede Nacional de Bancos de Leite Humano (RBLH), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Amazonas possui a maior rede de Bancos de Leite Humano (BLH) da região Norte, com 26 postos de coleta, na capital e interior.

Mesmo assim, a coordenadora do BLH da Maternidade Ana Braga, Daíse Reis da Cunha, comenta que muitas mães saudáveis e com excesso de leite não fazem doação por falta de conhecimento sobre a facilidade para realizar esse ato solidário.

“Primeiro, ela tem que amamentar o seu bebê. Ao sobrar, nos procura para fazer o cadastro e receber as orientações devidas para a doação”, detalha.

Após o cadastro no BLH, a doadora recebe um pote de vidro com a tampinha plástica rosqueável e as orientações necessárias. O motorista da unidade passa uma vez na semana de casa em casa para coletar as doações.

Depois da coleta, o leite segue para o processo de pasteurização, para eliminar bactérias e vírus que possam estar presentes. Logo depois, o alimento é armazenado e distribuído para os bebês prematuros que se encontram nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI´s).

De janeiro a agosto deste ano, foram coletados nas unidades 2.106 litros de leite humano, beneficiando 3.059 recém-nascidos em estado grave e com baixo peso.

Cadastro

As mães que quiserem doar, estes são os telefones de contato dos três Bancos de Leite do Amazonas:

BLH da Maternidade Azilda Marreiro

  • Telefone: (92) 3643-5523 e (92) 99170-5783

BLH da Maternidade Ana Braga

  • Telefone: (92) 3647-4235

BLH Fesinha Anzoategui (Maternidade Balbina Mestrinho)

  • Telefone: (92) 99339-0130

“Doar leite materno é um ato de amor e de cuidado. A mãe que produz leite em excesso, é só entrar em contato com uma de nossas unidades, que vamos buscar esse alimento que é tão importante aos nossos bebês”, afirma a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud,

Publicidade

Leia mais

Unidade Móvel de Saúde da Mulher tem novo endereço de atendimento na Zona Leste

Lucyana Gadelha

Brasil contabiliza 1,5 mil casos de mpox em 2024

Lucyana Gadelha

Diabetes provoca ao menos 50 amputações por dia no Brasil, alerta Ministério da Saúde

Indra Miranda

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais