A Receita Federal identificou que 2.339 empresas usam o Perse sem habilitação para ter acesso ao benefício fiscal.
A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) alerta que o prazo final para adesão ao Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse) é sexta-feira, 2 de agosto de 2024.
Esta é a última oportunidade para bares e restaurantes se beneficiarem de uma redução de carga tributária e melhoria no fluxo de caixa.
“É vital fazer a adesão, pois sem ela com certeza o estabelecimento não irá conseguir usufruir dos benefícios. Quanto ao enquadramento, faremos todos os esforços para ampliar o número de empresas contempladas, pois este Programa tem sido fundamental na manutenção de empresas e empregos em nosso setor,” afirma Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel.
O Perse foi criado para apoiar a recuperação do setor de eventos e alimentação fora do lar durante a pandemia, proporcionando alívio fiscal e condições favoráveis para a retomada econômica dos negócios, abrangendo empresas do setor de alimentação fora do lar que possuíam CNAE principal ou atividade preponderante em 18 de março de 2022, incluindo restaurantes, bares e similares.
A obrigação da habilitação foi incluída na lei aprovada neste ano que prorroga o Perse até 2026, porém fixando um teto de R$ 15 bilhões para o custo do programa. Quando o teto for atingido, o programa será encerrado.