Rede MLC
Política

Barroso mantém julgamento da descriminalização do porte de maconha

Luís Roberto Barroso no plenário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) - Foto: Divulgação/Agência CNJ/STF
Publicidade

Presidente da Corte quer encerrar a discussão na semana que vem e pôr fim ao desgaste gerado pelo tema.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, decidiu manter a pauta do julgamento sobre a descriminalização do porte de maconha para consumo pessoal, apesar dos apelos de colegas para adiá-lo.

O julgamento, que começou em 2015 e já foi interrompido quatro vezes, foi retomado na quinta-feira (20) com a intenção de concluir a análise e reduzir o desgaste gerado pelo tema, especialmente entre deputados e senadores.

Minutos antes do início da sessão de quarta-feira (19), alguns ministros sugeriram a Barroso que a retomada do julgamento no dia seguinte não seria ideal. Eles argumentaram que a discussão não estava madura e que o contexto atual, marcado pelo avanço de pautas conservadoras no Congresso, como o projeto de lei do aborto, não era favorável.

Barroso, no entanto, respondeu que o caso se arrasta há muito tempo e que enfrentá-lo o quanto antes reduziria o desgaste para o tribunal. Ele manteve a decisão de prosseguir com o julgamento, desconsiderando as preocupações dos colegas.

Alguns integrantes da Suprema Corte defendiam que o julgamento fosse adiado para o segundo semestre deste ano, preferencialmente após as eleições municipais. Eles acreditam que isso evitaria que o tema influenciasse ou impactasse de alguma forma o pleito.

A expectativa é que o julgamento seja concluído na terça-feira (25). É provável que o ministro Luiz Fux se posicione contra a descriminalização, alinhando-se à corrente minoritária, enquanto a ministra Cármen Lúcia pode sugerir uma posição intermediária.

Os ministros do STF devem decidir se o porte de maconha para consumo pessoal deve deixar de ser crime e estabelecer critérios objetivos para diferenciar traficantes de usuários.

Publicidade

Leia mais

Mulher é presa em flagrante por matar o marido após descobrir possível traição em Borba (AM)

Indra Miranda

Barroso crítica pedidos de impeachment contra ministros do STF

Indra Miranda

Dilma Rousseff recebe Medalha da Amizade da China e critica anticomunismo no Brasil

Indra Miranda

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais