Esta é a primeira vez que um presidente em exercício dos Estados Unidos visita a região.
Neste domingo (17), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, desembarcou em Manaus por volta das 13h30 (horário de Brasília) no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, dando início a visita à região amazônica.
A primeira aeronave, onde estava o presidente Biden, pousou às 13h30. A segunda aeronave pousou às 13h35. Os aviões decolaram de Lima, no Peru, por volta das 11h50. A viagem até Manaus durou cerca de 1h40.
Elizabeth Bagley, embaixadora dos EUA no Brasil, Wilson Lima, governador do Amazonas e David Almeida, prefeito de Manaus, receberam Joe Biden. O cientista brasileiro Carlos Nobre também acompanhará o presidente americano durante a visita.
O presidente dos EUA embarcou em um helicóptero modelo VH-60N White Hawk, por volta de 14h, para fazer um sobrevoo de helicóptero pela Amazônia.
- Leia também: Trânsito de Manaus sofre alterações para visita do presidente dos EUA neste domingo (17)
- Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, visita o Amazonas neste domingo para discutir preservação da Amazônia
Além disso, outros seis helicópteros da Força Aérea Americana decolaram para realizar a escolta do presidente durante o passeio com duração prevista de 15 minutos.
Durante a visita, Biden também passará pelo Museu da Amazônia (Musa) e realizará um pronunciamento oficial para a imprensa, conforme informações divulgadas pelo governo americano.
Após a visita a Manaus, o presidente segue para o Rio de Janeiro, onde participará da Cúpula dos Líderes do G20. Biden deverá reforçar o papel dos Estados Unidos no incentivo ao crescimento econômico sustentável.
Iniciativas
Antes de desembarcar em Manaus, Joe Biden anunciou uma série de iniciativas para o enfrentamento da crise climática. Entre elas, o aumento do financiamento internacional dos EUA para mais de US$ 11 bilhões anuais até 2024.
A liberação deste dinheiro vai depender do Congresso americano.