Fred Góes, presidente do Boi Garantido, reforçou o compromisso do bumbá com as raízes populares e os movimentos sociais.
Através das redes sociais, o Boi-Bumbá Garantido anunciou o tema “Boi do Povo, Boi do Povão” para o Festival de Parintins de 2025. O objetivo é destacar a tradição do bumbá e a conexão com o povo.
A temática também irá celebrar a diversidade da cultura popular amazônica e a luta em defesa da vida.
Criado na década de 1980 por Paulinho Faria, primeiro apresentador do bumbá, o slogan “O Boi do Povão” representa a essência do boi da Baixa de São José, segundo a diretoria do Garantido.
Em comunicado, o bumbá afirma ser historicamente reconhecido como o Boi da diversidade, representando caboclos, quilombolas, pretos, indígenas e perrechés, povos humildes e tradicionais da Ilha Tupinambarana, especialmente o Quilombo Afro-Indígena da Baixa de São José.
- Leia também: Festival de Parintins bate recorde de economia injetada em 2024
- Senado reconhece Festival de Parintins como manifestação da Cultura Nacional
Fred Góes, presidente do Boi Garantido, reforçou o compromisso do bumbá com as raízes populares e os movimentos sociais.
“Em 2025, a herança popular será o coração do Festival de Parintins. O Boi do coração na testa resgatará a essência e a resistência dos povos da Amazônia e do Brasil, que nunca tiveram sua verdadeira história contada […] É uma festa do povo e para o povo pode esperar um espetáculo grandioso e emocionante”, afirmou Góes.
O dirigente também declarou que “somos o Boi de todas as pessoas, de todas as causas e de todas as minorias, sem exceção”.
Com o tema “Boi do Povo, Boi do Povão”, o Garantido promete levar à arena do Bumbódromo uma celebração da resistência, ancestralidade, força e tradição dos povos, reafirmando a posição como favorito do povão.