Rede MLC
Meio Ambiente

Boletim da Estiagem: situação de emergência prevalece nos 62 municípios do Amazonas

Foto: Divulgação/ Secom
Publicidade

Principal razão é a forte estiagem que o estado enfrenta.

O Comitê Intersetorial de Enfrentamento à Situação de Emergência Ambiental divulgou no boletim mais recente (6 de setembro) que a situação de emergência permanece decretada em todos os 62 municípios do estado.

Até o momento, foram enviadas 200,3 toneladas de medicamentos e insumos para os municípios das calhas dos rios Madeira, Juruá, Purus e Alto Solimões.

Uma usina de oxigênio foi instalada no município de Envira, cerca de 200 volumes de medicamentos e insumos foram enviados para o município de Fonte Boa; 15 cilindros de oxigênio foram enviados para o hospital de Canutama.

Para Eirunepé foram envidados 12 cilindros, além de 10 cilindros de oxigênio para o hospital de Ipixuna; e 1 mil doses de vacinas contra Influenza e 4 mil doses dos tipos ACWY, Tríplice Viral, Covid-19, Hepatite B, Difteria e tétano (dt), HPV, Hepatite A, contra raiva humana.

Também foram enviadas 6 unidades de derivados de sangue, o Concentrado de Hemácias (CH), para o hospital de Ipixuna.

No âmbito da assistência humanitária, 907,2 toneladas de alimentos foram distribuídas para as regiões mais afetadas. O governo do estado também já instalou 25 purificadores de água, sendo 10 deles para a calha do Alto Solimões, além de enviar 100 caixas d’água para melhorar o acesso à água potável.

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) já realizou 382 embargos, totalizando 18.998,9382 hectares de áreas embargadas. Foram aplicadas multas no valor de R$ 135,6 milhões, 348 autos de infração e 48 termos de apreensão lavrados, além de 174 detenções realizadas.

Quanto as queimadas, de junho até o dia 3 de setembro, mais de 12,3 mil focos de incêndio foram combatidos pelo Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM). Sendo, 1.178 incêndios na capital e 11,1 mil no interior do estado.

Publicidade

Leia mais

MPF pede suspensão do licenciamento das obras na BR-319 entre Manaus e Porto Velho

Indra Miranda

Seis municípios do AM devem receber quase R$ 4,8 milhões para combater efeitos das queimadas e da seca

Lucyana Gadelha

Rio Negro sobe quase 100 centímetros nos primeiros 14 dias de Novembro

Júlia Maciel

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais