Rede MLC
News

Bolsonaro passa por cirurgia de emergência para tratar obstrução intestinal em Brasília

O ex-presidente Jair Bolsonaro divulgou vídeo neste sábado em que fala sobre o estado de saúde. - Foto: Reprodução/X
Publicidade
Publicidade

Na noite deste sábado (12), foi transferido em uma UTI aérea para Brasília, onde passou por reavaliações e novos exames antes da decisão cirúrgica.

O ex-presidente Jair Bolsonaro foi submetido a uma cirurgia neste domingo (13) no Hospital DF Star, em Brasília, para tratar uma suboclusão intestinal e reconstruir a parede abdominal. O procedimento, que pode se estender até a noite, foi necessário após o agravamento de um quadro de obstrução parcial do intestino, que o levou a passar mal durante um evento político no Rio Grande do Norte na sexta-feira (11).

Inicialmente, os médicos tentaram controlar o problema com medidas não invasivas, como jejum, descompressão gástrica e hidratação intravenosa. No entanto, exames realizados neste domingo  confirmaram a persistência da obstrução, levando à decisão pela intervenção cirúrgica.

Publicidade

“As equipes que assistem [Bolsonaro] optaram de comum acordo pelo tratamento cirúrgico. Ele está sendo submetido neste momento ao procedimento cirúrgico de laparotomia exploradora, para liberação de aderências intestinais e reconstrução da parede abdominal”, informou o boletim médico divulgado pelo hospital.

O médico Cláudio Birolini, que acompanha o ex-presidente, afirmou que, embora episódios de aderências sejam comuns em pacientes com histórico de várias cirurgias, “desta vez o caso parece mais grave do que os anteriores”.

A GloboNews apurou que o procedimento deve se estender até o fim da tarde e pode, inclusive, avançar pelo período da noite deste domingo.

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está internado desde a tarde de sexta-feira (11). – Foto: Getty Images

Transferência de Natal para Brasília

Bolsonaro foi levado de Santa Cruz (RN) para Natal ainda na sexta-feira (11), após passar mal no evento do PL. Na noite de sábado (12), foi transferido em uma UTI aérea para Brasília, onde passou por reavaliações e novos exames antes da decisão cirúrgica.

Autoridades como o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, manifestaram apoio nas redes sociais, desejando “força” e “pronta recuperação” ao ex-presidente.

O quadro de suboclusão intestinal, que impede a passagem normal de fezes e gases, exige monitoramento contínuo para evitar complicações mais graves. A equipe médica segue avaliando a evolução do caso.

Publicidade

Leia mais

Vaticano marca início do conclave para 7 de maio; veja como será a eleição do novo papa

Lucyana Gadelha

Apagão atinge Espanha e Portugal e paralisa transportes e serviços

Lucyana Gadelha

Tragédia em Vancouver: motorista atropela multidão em festival filipino, deixando 11 mortos

Lucyana Gadelha

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais