O médico Cláudio Birolini afirmou que o problema de saúde está relacionado ao atentado sofrido pelo ex-presidente em 2018.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) será transferido de Natal para Brasília em um avião equipado com UTI aérea, conforme confirmaram os médicos que o atendem no Hospital Rio Grande, onde está internado desde a tarde de sexta-feira (11). A decisão pela mudança foi tomada pelo próprio Bolsonaro, em conjunto com a família e o médico pessoal, para que ele possa ficar mais próximo dos parentes.
De acordo com o boletim médico divulgado no início da tarde deste sábado (12), o quadro de distensão abdominal do ex-presidente melhorou, e o estado é considerado estável. Ele teve uma noite tranquila, dormindo mais de oito horas, mas ainda não há previsão de alta.
O médico Cláudio Birolini, que acompanha Bolsonaro em São Paulo e chegou a Natal na madrugada de sábado, afirmou que o problema de saúde está relacionado ao atentado sofrido pelo ex-presidente em 2018, quando foi esfaqueado, e às cirurgias realizadas depois do ocorrido.
“Ficou claro que é um quadro de suboclusão intestinal, que respondeu positivamente às medidas terapêuticas adotadas. No momento, nós descartamos a necessidade de uma intervenção cirúrgica de emergência, no entanto o quadro que desencadeou tudo isso persiste, portanto ele deve ser avaliado periodicamente para reavaliação das condutas”, explicou Birolini.
O diretor do Hospital Rio Grande, Luiz Roberto Fonseca, informou que o avião utilizado para a transferência será disponibilizado pelo plano de saúde Unimed. A equipe médica continuará monitorando o ex-presidente durante o deslocamento.
Íntegra do boletim
BOLETIM MÉDICO – HOSPITAL RIO GRANDE
Natal/RN, 12 de abril de 2025 – 11h00
O Hospital Rio Grande informa que o paciente Jair Messias Bolsonaro, ex-Presidente da República Federativa do Brasil, permanece internado sob os cuidados de nossa equipe multidisciplinar, evoluindo de forma estável nas últimas 24 horas.
O paciente teve uma noite tranquila, com mais de oito horas de sono, apresentando estabilidade hemodinâmica, sem necessidade de suporte com aminas vasoativas, em oxigenoterapia espontânea em ar ambiente, confortável e com bom padrão respiratório.
Segue em hidratação venosa por meio de cateter central, em uso de nutrição parenteral, manutenção da antibioticoterapia previamente instituída, com sonda nasogástrica aberta e uso regular das demais medicações prescritas.
Apresenta excelente estado de humor, redução do quadro de distensão abdominal e permanece sem necessidade de analgesia. Todos os sinais vitais e exames complementares mantêm-se dentro da normalidade, sem intercorrências clínicas até o presente momento.
Por decisão pessoal do senhor ex-Presidente, em conjunto com sua família, e visando dar continuidade ao tratamento com o suporte e proximidade de seus entes queridos, está programada para o decorrer do dia de hoje sua transferência para a cidade de Brasília/DF.
O paciente permanece sob acompanhamento e assistência integral da equipe médica e multiprofissional desta instituição.
Dr. Luiz Roberto Leite Fonseca
Diretor-Geral do Hospital Rio Grande
CRM/RN 4132 – RQE 2998
(84) 4009-1107
direcao@hospitalriogrande.com.br
Av. Afonso Pena, 754, Tirol, Natal/RN – CEP: 59.020-100