Veja a nova o novo traçado com 2 km do bondinho na imagem abaixo.
A Prefeitura de Manaus anunciou nessa quarta-feira (27) a volta dos bondes ao Centro da capital amazonense. O projeto inclui o uso de energia limpa e terá como ponto de partida o prédio histórico da Booth Line, que está em processo de restauração.
“Manaus foi uma das primeiras cidades do Brasil a implementar o sistema de transporte por bonde, e nós teremos isso de novo aqui. A estação inicial será no Booth Line e passeará pelos principais pontos turísticos do nosso centro histórico”, afirmou o prefeito David Almeida durante o anúncio oficial.
Segundo David Almeida, além de relembrar um marco histórico da cidade, o retorno dos bondinhos tem como objetivo fomentar o turismo e revitalizar o Centro Histórico.
“É um elemento da memória tradicional da cidade que tem um apelo cultural muito significativo. A proposta é que o bonde incentive ainda mais o turismo nessa região”, acrescentou.
A iniciativa busca resgatar parte da história de Manaus, que foi a terceira cidade brasileira a inaugurar o serviço de bondes elétricos, em 1º de agosto de 1899, conforme registros da Academia Amazonense de Letras.
- Leia Também: Médicos e profissionais da saúde viram protagonistas de exposição fotográfica em Manaus
À época, as linhas de tráfego ofereciam serviços em cinco linhas de rotas: Flores, com 24 viagens diárias; Plano Inclinado, com 39; Cachoeirinha, com 67; Circular, com 16 viagens e, finalmente a linha da Saudade, com 53 viagens.
Inspirados em cidades como Lisboa, Istambul, Praga, Basileia, San Francisco, Budapeste, Milão e Rio de Janeiro, os novos bondinhos de Manaus prometem unir tradição e modernidade, atendendo moradores e turistas interessados em explorar a riqueza cultural e arquitetônica do Centro Histórico.