Com a vitória, o Botafogo é o 12º time brasileiro campeão da Libertadores.
Neste sábado (30), o Botafogo se tornou o grande campeão da Copa Libertadores da América 2024, em uma final histórica, vencendo o Atlético-MG por 3 a 1, no estádio Mâs Monumental, em Buenos Aires.
Além de adquirir o histórico troféu, a primeira Copa Libertadores da América do clube, o time carioca vai faturar uma boa quantia em premiações pelo torneio.
No total conquistado na competição, o Botafogo vai receber 33,34 milhões de dólares (aproximadamente R$ 193 milhões). O Glorioso recebeu 23 milhões de dólares (R$ 137 milhões) somente pelo título na final.
O time carioca provou a força ao superar o Galo, mesmo atuando com um jogador a menos desde o primeiro minuto de jogo, após expulsão de Gregore.
A expulsão relâmpago, por uma falta em Fausto Vera, aconteceu aos 30 segundos de bola rolando. Foi o cartão vermelho mais rápido da história das finais de Libertadores, em mais de seis décadas.
A virada botafoguense começou aos 35 minutos. Luiz Henrique, Alex Telles, de pênalti, e Júnior Santos marcaram os gols do primeiro título de Libertadores da história do Botafogo, ambos na etapa inicial.
Com a vitória, o Botafogo é o 12º time brasileiro campeão da Libertadores. A Argentina é o país com mais títulos e, até o momento, acumula 25 conquistas.