O presidente Lula e a ex-prefeita Marta Suplicy, candidata a vice, participaram do evento.
Na tarde desse sábado (20), o PSOL confirmou a candidatura de Guilherme Boulos (PSOL) para a prefeitura de São Paulo nas eleições de outubro.
O evento, realizado na Zona Norte da capital paulista, contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e da ex-prefeita Marta Suplicy, que será candidata a vice-prefeita na chapa de Boulos.
Pela primeira vez o PT não lançará um candidato próprio para a prefeitura de São Paulo, optando por apoiar Boulos e indicando Marta Suplicy, que recentemente voltou ao partido, como vice.
“É importante ter em conta que o Boulos não é o candidato apoiado pelo PT, pelo PCdoB, ou pelo PV, ou pelo PDT. Ele não é o candidato apoiado, ele é o candidato desses partidos políticos. O Boulos é do PSOL, é do PT, é do PCdoB, é do PDT, é do PV, é de todos os partidos. É assim que a gente tem que tratar a campanha do Boulos”, disse Lula no discurso.
Lula expressou confiança na capacidade de Boulos e Marta em governar a cidade: “Eu quero que você saiba de uma coisa, Boulos: eu tenho fé e certeza que você e a Marta vão consertar São Paulo, como se fosse eu.”
Boulos, que está disputando a prefeitura pela segunda vez, ressaltou que a capital paulista “precisa de um prefeito que cuide do seu patrimônio mais importante: as pessoas que vivem nessa cidade”.
Boulos também destacou projetos de campanha na área da educação, como a implementação de ensino integral nas escolas e um “mutirão para acabar com o analfabetismo“.
Nas eleições de 2020, Boulos perdeu no segundo turno para Bruno Covas, do PSDB. Com a morte de Covas em maio de 2021, o vice Ricardo Nunes, do MDB, assumiu a prefeitura e agora busca a reeleição.
Na última pesquisa Datafolha, realizada em 5 de julho, Nunes e Boulos estavam tecnicamente empatados com 24% e 23% das intenções de voto, respectivamente.
Veja os partidos que confirmam apoio
Além do PT, outros partidos anunciaram apoio a Boulos. A Rede Sustentabilidade, em evento com a presença da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, confirmou o lançamento de 8 candidatos a vereador, em federação com o PSOL.
O PDT também declarou apoio a Boulos, oficializando 56 candidatos a vereador.
O PV e o PC do B, federados com o PT, lançaram 6 e 2 candidatos a vereador, respectivamente. Outros partidos que fazem parte da coligação incluem o PMB e o PCB.
Guilherme Boulos, coordenador do MTST e membro da direção do movimento “Frente Povo Sem Medo“, nasceu em São Paulo e tem 42 anos.
Boulos já foi candidato à Prefeitura de São Paulo em 2020 e à Presidência da República em 2018.
Em 2022, foi o deputado federal mais votado do estado de São Paulo.
Boulos é filósofo, professor, ativista e psicanalista, graduado em filosofia pela USP, especializado em Psicologia Clínica pela PUC/SP e mestre em psiquiatria pela Faculdade de Medicina da USP.