Ouro em matemática; meninas colocam Brasil em 1º lugar.
O Brasil teve um desempenho brilhante na Pan-American Girls’ Mathematical Olympiad (PAGMO), realizada no México entre os dias 24 e 30 de novembro. Quatro jovens estudantes brasileiras conquistaram medalhas, sendo três de ouro e uma de prata, garantindo o destaque do país na competição.
As medalhas de ouro foram conquistadas por Sophia Li Ci Liu, Camila Maeda Shida e Julia de Paula Pessoa Leguiza, que teve o desempenho mais destacado de toda a olimpíada e recebeu o título de melhor desempenho da competição. Além delas, Julia Galdino Tiosso Lopez trouxe para casa uma medalha de prata, completando o sucesso da equipe brasileira.
O time foi liderado pela professora Ana Paula Chaves, do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal de Goiás (UFG), que desempenhou papel fundamental no treinamento das estudantes e as acompanhou na viagem ao México.
A PAGMO é uma olimpíada internacional de matemática destinada exclusivamente a meninas, com o objetivo de incentivar a participação feminina em competições científicas. O evento é composto por dois dias de provas, cada uma com duração de 4 horas e 30 minutos e três problemas a serem resolvidos por dia.
“Em geral, as olimpíadas internacionais de matemática têm maior participação de meninos do que meninas. Por isso, eventos como a PAGMO são essenciais para equilibrar esse cenário”, disse a professora Ana Paula.