Os carros dos modelos com defeito representam 26% dos três milhões de carros vendidos no ano de 2023.
A empresa de carros elétricos BYD anunciou que está recolhendo aproximadamente 97 mil veículos elétricos (VEs) devido a uma falha de fabricação nos modelos Dolphin e Yuan Plus. O recall foi anunciado ao regulador chinês da marca neste domingo (29).
O defeito envolve o controlador da direção Column-Assist Electric Power Steering (CEPS), e está presente nos veículos dos modelos citados acima que foram fabricados na China entre novembro de 2022 e dezembro de 2023, segundo a Administração Estatal de Regulamentação de Mercado (SAMR).
Uma vistoria mostrou que algumas unidades podem apresentar microfissuras no equipamento, gerando curto-circuito e superaquecendo o capacitador, o que pode levar a riscos de incêndio.
Não foi esclarecido se algum dos veículos elétricos afetados foi exportado, porém a BYD Brasil informou que não há impacto previsto em território nacional.
“Sobre as informações do recall de alguns veículos elétricos Dolphin e Yuan Plus, a BYD Brasil esclarece que trata-se de medida relacionada exclusivamente a carros que circulam na China. São produções diferentes dos veículos para exportações, o que torna o tema apenas do mercado interno chinês, sem relação alguma com os modelos em circulação no Brasil.” disse em nota.