Primeira etapa será de finalização de veículos parcialmente montados; produção completa fica para agosto.
A BYD anunciou que a produção dos primeiros veículos devem começar no Brasil durante o Carnaval de 2025, em março, utilizando o método SKD (Semi-Knocked Down), com peças parcialmente montadas. A segunda fase de produção, que contempla a fabricação completa dos veículos, está prevista para iniciar em agosto do mesmo ano.
Stella Li, presidente da BYD para Europa e Américas, confirmou o cronograma em visita às obras da fábrica nesta segunda-feira (2) em Camaçari, Bahia.
“Enquanto os brasileiros estiverem comemorando o Carnaval, estaremos montando os primeiros veículos”, declarou Stella Li.
Inicialmente, esperava-se que a produção começasse ainda no final de 2024.
Atualmente, o galpão destinado à finalização de veículos está mais avançado, e centenas de peças necessárias para a primeira fase já se encontram no local.
A segunda fase da produção, que permitirá a montagem completa dos automóveis, deverá ser concluída até o final de 2025.
A fábrica de Camaçari, localizada no antigo complexo da Ford, será a primeira unidade da BYD nas Américas. Em uma terceira etapa de expansão, a empresa planeja verticalizar mais sua produção no Brasil, incluindo a fabricação de peças localmente.
Investigação sobre condições de trabalho
A visita guiada ocorreu poucos dias após o Ministério Público do Trabalho (MPT) abrir um inquérito para investigar possíveis irregularidades nas condições de trabalho dos operários que atuam na construção da fábrica.
A apuração teve início após uma denúncia anônima recebida em setembro, seguida de uma inspeção no local em novembro.
O MPT está reunindo informações para definir se apresentará uma proposta de ajuste de conduta ou uma ação judicial contra a BYD. Até o momento, a empresa não se pronunciou sobre o caso.