Rede MLC
Meio Ambiente

Calor amazônico: Saiba quais são os cuidados necessários com idosos e crianças no período

Publicidade

Nesta semana Manaus registrou temperaturas acima dos 35°, e a sensação térmica chegou a quase 50°, mas apesar de acostumados , os manauaras estão assustados e preocupados com o calor.

A chegada do verão amazônico exige alguns cuidados especiais, afinal, as altas temperaturas desse período  afetam diretamente nosso organismo. Por esse motivo, assim como os idosos, é preciso ter alguns cuidados com as crianças para que elas possam aproveitar com saúde e segurança essa época do ano.

De acordo com a SBGG (Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia), com os idosos, uma das maiores preocupações está relacionada à desidratação, processo que pode causar confusão, enjoo, fadiga e desmaios. Isso acontece porque, durante o envelhecimento, o indivíduo diminui as quantidades de água no organismo, intensificando as chances do quadro acontecer.

Já com as crianças, as queimaduras são os principais problemas. Além da conhecida vermelhidão e ardência, a pele sensível pode desenvolver facilmente bolhas e descamação, levando a criança também a apresentar desidratação.

Para evitar essas e outras situações, saiba quais são os cuidados necessários com as crianças e idosos durante o calor amazônico :

Cuidados com crianças :

1- Tenha cuidado com a alimentação

2- mantenha a criança hidratada

3- evite deixar a criança muito exposta ao sol

Cuidados com idosos :

1- evite exposição solar intensa;

2-use filtro solar;

3-beba muita água;

4-consuma alimentos leves e naturais;

5-use roupas leves;

6-realize check-ups médicos;

7-não pule refeições;

8-Procure ambientes ventilados e frescos;

9-Evite ingestão de bebida alcoólica;

10-Faça atividades físicas antes do sol nascer ou se pôr.

Lembrando que dessa forma, idosos e crianças conseguem aproveitar o verão nas praias e balneários por todo o Amazonas, é claro, de uma forma que não trará riscos pra saúde.

Publicidade

Leia mais

Amazonas recebe kits de insumos do Ministério da Saúde para ajudar vítimas da seca severa

Lucyana Gadelha

Estiagem: Rio Amazonas atinge menor nível já registrado em Itacoatiara

Júlia Maciel

Rio Negro quebra o recorde e registra pior seca histórica pelo segundo ano seguido em Manaus

Lucyana Gadelha

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais