Rede MLC
News

Câmara dos deputados analisa projeto para formação de acompanhante escolar para pessoas com TEA

Plenário da Câmara dos Deputados em Brasília - Foto: REUTERS/Adriano Machado
Publicidade

O Projeto de Lei inclui a obrigatoriedade na Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.

A Câmara dos Deputados começou a analisar na última quinta-feira (22) a regulamentação do Projeto de Lei 1049/24, que define a formação e a atuação do acompanhante das pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) que estão incluídas em classes comuns no ensino regular.

De acordo com o texto, a pessoa deverá ser formada em pedagogia ou alguma área da saúde e também poderá acompanhar no ensino regular pessoas com deficiência em geral. Caso o PL 1049/24 vire lei, quem já atua como acompanhante especializado terá cinco anos para se adequar às exigências

A lei Nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012 (Lei Berenice Piana) foi o início, criando a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, que determina o direito dos autistas a:

  • Diagnóstico precoce
  • Tratamento
  • Terapias e medicamento pelo Sistema Único de Saúde
  • Acesso à educação
  • Proteção social
  • Trabalho
  • Serviços que propiciem a igualdade de oportunidades.

Esta lei também estipula que a pessoa com transtorno do espectro autista é considerada pessoa com deficiência, para todos os efeitos legais.

O que é TEA?

O Transtorno do Espectro Autista, também conhecido como TEA, é caracterizado por desafios na comunicação e nas habilidades sociais, que incluir particularidades como comportamentos repetitivos, interesses restritos, problemas em lidar com estímulos sensoriais excessivos, dificuldade de aprendizagem e adoção de rotinas muito específicas.

A Rede MLC possui um episodio do podcast Deixa Que Eu Pergunto sobre o TEA, onde a pediatra Adriana Loureiro, a odontóloga Ana Paula Teixeira e a advogada Josenice Carneiro abordam as principais dificuldades sofridas por crianças atípicas na busca pela inclusão social e na garantia de seus direitos.

Publicidade

Leia mais

Primeiro-ministro de Israel oferece recompensa de R$ 29 milhões por reféns recuperados

Indra Miranda

Ministério denuncia canais online por incentivo a apostas enganosas

Lucyana Gadelha

Golpe da CNH: Saiba como funciona e as formas de se proteger

Indra Miranda

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais