A solenidade foi conduzida pelo presidente eleito da Casa, vereador David Reis (Avante), e contou com a presença dos parlamentares da 19ª Legislatura.
A Câmara Municipal de Manaus (CMM) deu início, nesta segunda-feira (10), aos trabalhos legislativos de 2025 com uma cerimônia marcada pela leitura da mensagem anual do prefeito David Almeida (Avante).
Durante a abertura, o Prefeito destacou pontos importantes sobre as metas para 2025. Destacando a oferta anual de 1.500 vagas para creches, além de anunciar a localização do novo Hospital Municipal e os custos das obras da unidade hospitalar para os cofres públicos.
Além disso, Almeida também falou sobre da Fundação Cidade do Autista e na área da segurança, será feita a implementação do sistema de reconhecimento facial para identificar foragidos.
Outro anuncio importante feito pelo prefeito, foi o aumento da passagem de ônibus que atualmente custa R$ 4,50 e passará a custar R$ 5.
Ainda não há uma data definida para vigência do novo valor.
Quando questionado sobre moradias para a população amazonense, o prefeito enfatizou a entrega de moradias em parceria com o Governo Federal, com a previsão de 4.700 unidades entregues por ano. Em maio, serão entregues 576 unidades habitacionais.
Segundo ele, também haverá uma reforma administrativa com a criação de novas secretarias e ampliação de algumas secretarias já existentes que será encaminhada à CMM.
Atualmente a Câmara Municipal de Manaus (CMM), é composta por 41 vereadores sendo 28 reeleitos, resultando em uma renovação de quase 32%.
Confira os integrantes da nova Mesa:
- David Reis (Avante) – presidente
- Jander Lobato (PSD)– primeiro vice-presidente
- Raulzinho (MDB) – segundo vice-presidente
- Eduardo Assis (AVANTE) – terceiro vice-presidente
- Professor Samuel (PSD) – secretário geral
- Everton Assis (UNIÃO) – primeiro secretário
- Aldenor Lima (UNIÃO) – segundo secretario
- Professora Jaqueline (UNIÃO) – terceira secretária
- Gilmar Nascimento (AVANTE) – corregedor
- Rosivaldo Cordovil (PSDB) – ouvidor