Rede MLC
Saúde

Campanha Anual de Vacinação Antirrábica Animal será prorrogada até janeiro em Manaus

Tutores podem levar os animais para receber a dose no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) Dr. Carlos Durand. - Foto: Divulgação/Semsa
Publicidade

A campanha busca imunizar mais de 295 mil cães e gatos em Manaus, como parte das ações de controle da raiva.

A Prefeitura de Manaus anunciou a prorrogação da Campanha de Vacinação Antirrábica Animal, que será retomada entre os dias 2 e 31 de janeiro de 2025. Durante o período, cães e gatos poderão ser vacinados em postos fixos distribuídos pela cidade. A etapa de visitas domiciliares foi encerrada nesta sexta-feira (20).

A campanha busca imunizar mais de 295 mil cães e gatos em Manaus, como parte das ações de controle da raiva, doença que afeta o sistema nervoso central e pode ser transmitida para humanos.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), mais de 268 mil animais já foram imunizados até esta quinta-feira (19), o que representa 80,6% da meta para cães e uma superação do objetivo para gatos, com 94.888 vacinados.

“Acreditamos que, até janeiro, conseguiremos alcançar os 100% da meta para os cães também”, informou Marinélia Ferreira, diretora de Vigilância Epidemiológica, Ambiental, Zoonoses e Saúde do Trabalhador.

A lista com os endereços dos postos fixos será divulgada em breve. Até lá, tutores podem levar os animais para receber a dose no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) Dr. Carlos Durand, localizado na avenida Brasil, Compensa, zona Oeste.

O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, sem necessidade de agendamento prévio. Outras informações podem ser obtidas pelo WhatsApp nos números (92) 98842-8359 e (92) 98842-8484.

Mobilização e orientações

Neste sábado (21), equipes da Semsa farão uma ação no bairro Alvorada, com vacinação das 9h às 12h, em um ponto fixo no supermercado Nova Era, na avenida Desembargador João Machado.

O gerente do CCZ, Rodrigo Araújo, reforçou que a vacinação é obrigatória para cães e gatos com mais de três meses de idade e deve ser renovada anualmente.

Para a imunização, os tutores precisam garantir que os animais estejam saudáveis e devidamente contidos com coleira, guia ou caixa de transporte.

Publicidade

Leia mais

Brasil está fora da lista de distribuição do lenacapavir, a “vacina” contra o HIV; entenda

Indra Miranda

Super Nova Era sedia novo evento de adoção de animais nesta quinta-feira (12)

Lucyana Gadelha

Doença desconhecida no Congo coloca crianças e desnutridos em risco, diz OMS

Indra Miranda

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais