Rede MLC
Saúde

Campanha de vacinação antirrábica segue até 31 de janeiro em Manaus

A vacina contra a raiva é obrigatória para cães e gatos a partir de três meses de idade e deve ser aplicada anualmente. - Foto: Divulgação/Semsa
Publicidade
Publicidade

O objetivo da campanha é facilitar o acesso à vacinação e atingir a meta de imunizar 295 mil animais.

A campanha de vacinação antirrábica animal, voltada para a imunização de cães e gatos contra a raiva, continua disponível em pontos fixos espalhados por Manaus. A ação, que teve início em outubro, foi prorrogada até o dia 31 de janeiro, com mais de 270 mil animais já vacinados.

Os tutores que não participaram das visitas domiciliares encerradas em dezembro podem levar os pets a 34 locais distribuídos pelas zonas Norte, Leste, Oeste e Sul da cidade, incluindo clínicas veterinárias parceiras, unidades de saúde e a sede do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

Publicidade

De acordo com Rodrigo Araújo, gerente do CCZ, o objetivo é facilitar o acesso à vacinação e atingir a meta de imunizar 295 mil animais.

Na sede do CCZ, localizada no bairro Compensa, o atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, sem necessidade de agendamento. Durante janeiro, haverá vacinação também aos sábados, das 8h às 12h.

A vacina contra a raiva é obrigatória para cães e gatos a partir de três meses de idade e deve ser aplicada anualmente. Para garantir a segurança do processo, os animais devem estar saudáveis.

Não é necessário apresentar documentos, mas recomenda-se que cães sejam levados com coleira e guia, enquanto gatos devem ser transportados em caixas ou embrulhados em panos.

A lista completa dos pontos de vacinação, com endereços e horários, pode ser acessada online no link https://bit.ly/pontosvacinacaoantirrabica ou no perfil oficial da Secretaria Municipal de Saúde no Instagram (@semsamanaus).

Raiva

A raiva é uma doença grave e incurável, causada pelo vírus Lyssavirus, que pode ser transmitida pela saliva de animais infectados, geralmente por mordidas.

Em Manaus, não há registros da doença em humanos desde 1985, o que é atribuído à ampla cobertura da vacinação antirrábica.

Para dúvidas ou informações adicionais, a população pode entrar em contato com o CCZ por meio do WhatsApp, pelos números (92) 98842-8359 ou 98842-8484, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Publicidade

Leia mais

Colômbia decreta emergência sanitária por surto de febre amarela com 34 mortes

Lucyana Gadelha

Anvisa torna obrigatória a retenção de receita para compra de canetas emagrecedoras

Vitória Vitor

Amazonas registra queda de 19% nos casos graves de doenças respiratórias em 2025

Lucyana Gadelha

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais