Os pontos de vacinação estão distribuídos em Unidades Básicas de Saúde e postos móveis em toda a capital e no interior.
A campanha de vacinação contra a Influenza segue até o dia 26 de outubro em todo o Amazonas, segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM). A ação visa proteger a população contra as complicações da gripe, especialmente em grupos de risco.
Os pontos de vacinação estão distribuídos em Unidades Básicas de Saúde e postos móveis em toda a capital e no interior.
Cada município também é estimulado a planejar a realização de um Dia D de mobilização para intensificar a vacinação do público local.
A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) recebeu 1,9 milhão doses do imunizante, que foram distribuídas para os 62 municípios do estado no mês de agosto em articulação da Gerência de Imunização junto às secretarias municipais de saúde.
A meta é vacinar, ao menos 90% do grupo prioritário: idosos, gestantes, crianças (6 meses a menores de 5 anos), profissionais de saúde e de educação, puérperas e pessoas com comorbidades, população indígena, pessoas em situação de rua e profissionais das forças de segurança e salvamento.
Além de pessoas com doenças crônicas, deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, portuários, população e funcionários do sistema privado de liberdade.
A vacina utilizada na campanha é a trivalente, o que significa que ela protege contra três cepas do vírus Influenza, atualizadas conforme as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Além de proteger contra a gripe, a vacinação contribui para reduzir a sobrecarga no sistema de saúde. A ação iniciou dia 2 de setembro.
A vacina contra a gripe pode ser aplicada no mesmo momento em que outras do Calendário Nacional de Vacinação, visando a atualização das imunizações de forma segura.