Rede MLC
Saúde

Campanha de vacinação contra Influenza começa nesta segunda-feira (13)

Publicidade

Vão ser disponibilizadas 167 salas de vacina, distribuídas em todas as zonas da capital

Começou nesta segunda-feira (13), a campanha de vacinação contra a influenza (gripe) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). As vacinas vão estar disponíveis para pessoas de 18 grupos prioritários já definidos pelo Ministério da Saúde.

Vão ser disponibilizadas 167 salas de vacina, distribuídas em todas as zonas da capital, para as ações de reforço da imunização da população. De acordo com a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, a vacinação contra a Influenza seguirá até o dia 15 de dezembro, sendo esta a primeira vez em que a ação ocorre em Manaus no segundo semestre do ano.

As síndromes gripais e respiratórias aumentam nos períodos de maior umidade, o que para nós corresponde aos meses de novembro a abril. Com essa mudança, a vacina agora chega em momento oportuno para assegurar a proteção das pessoas, em especial as mais vulneráveis”, aponta a gestora.

Entre os grupos prioritários para receber a vacina estão crianças com idade de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); indígenas, a partir dos 6 meses de idade; idosos com 60 anos ou mais; trabalhadores da saúde; e professores do ensino básico e superior.

Os demais grupos prioritários incluem pessoas com deficiência permanente; pessoas em situação de rua; forças de segurança e salvamento; Forças Armadas; caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo; trabalhadores portuários; pessoas privadas de liberdade; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em cumprimento de medidas socioeducativas; funcionários do sistema prisional; e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas.

A meta da Semsa é vacinar 90% desses grupos, que compõem uma população estimada de 567.752 pessoas, até o encerramento da ação. As vacinas estarão disponíveis em 167 unidades de saúde da Semsa.

Para receber a vacina contra a Influenza, os usuários devem apresentar o documento oficial de identificação, CPF ou Cartão Nacional de Saúde (CNS), e documento que ateste sua inclusão nos grupos prioritários.

Publicidade

Leia mais

Cientistas avançam em projeto de “atlas” das 37 trilhões de células do corpo humano

Indra Miranda

Unidade Móvel de Saúde da Mulher tem novo endereço de atendimento na Zona Leste

Lucyana Gadelha

Brasil contabiliza 1,5 mil casos de mpox em 2024

Lucyana Gadelha

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais