As salas de vacina da Semsa estão distribuídas por todas as zonas da cidade e incluem unidades básicas de horário ampliado.
Com o objetivo de reforçar a prevenção contra síndromes respiratórias e gripais, a Prefeitura de Manaus alerta para a vacinação contra a influenza até o dia 31 de janeiro, data limite da campanha de imunização na capital.
A vacina está disponível para todos a partir dos 6 meses de idade e pode ser encontrada em mais de 160 pontos gerenciados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
Djalma Coelho, subsecretário municipal de Gestão da Saúde, destaca que a vacinação é a principal medida para prevenir a gripe, contribuindo para reduzir complicações, hospitalizações e óbitos, especialmente entre grupos mais vulneráveis, como crianças e idosos.
“A vacina, hoje, está disponível para todas as faixas etárias, e quanto mais pessoas se vacinarem, melhor, pois isso colabora para diminuir a circulação do vírus e reduzir o risco de casos graves e internações, além de proteger as populações mais suscetíveis à doença”, explica.
De acordo com Djalma, a procura pelo imunizante aumentou nas últimas semanas, especialmente devido ao retorno às aulas. Nos primeiros nove dias deste ano, foram aplicadas 24.265 doses da vacina, segundo dados da Semsa.
- Leia também: Vírus respiratórios causam 85 mortes no Amazonas em 2024; idosos e crianças são os mais atingidos
“A vacinação em Manaus continua até o dia 31 de janeiro, mas pode terminar mais cedo, caso se esgotem as doses disponíveis. Então não deixe para a última hora e procure o quanto antes uma unidade de saúde para assegurar sua dose”, orienta.
As salas de vacina da Semsa estão distribuídas por todas as zonas da cidade e incluem unidades básicas de horário ampliado, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 12h.
A lista completa com endereços e horários pode ser consultada no site manaus.am.gov.br/semsa, no item “Vacinação”, ou diretamente pelo link bit.ly/salasinfluenza.
Para receber a dose, é necessário apresentar documento oficial de identidade, CPF ou cartão do SUS, além do cartão de vacinação.
Cobertura vacinal
A campanha de vacinação contra a influenza começou em Manaus no dia 2 de setembro do ano passado, inicialmente atendendo 18 grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. No final de novembro, a estratégia foi ampliada para incluir todos os públicos a partir de 6 meses de idade.
Até o dia 9 de janeiro, foram aplicadas 336.310 doses da vacina influenza trivalente na capital. O percentual de cobertura vacinal contra a doença está em 44,28%, considerando crianças de 6 meses a 5 anos, idosos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto) e indígenas, abaixo da meta de 90% estabelecida para esses grupos.
“Reforçamos a importância da vacinação para essas populações, pois estão entre as mais vulneráveis e correm maior risco de complicações, como sinusite e pneumonia”, alerta Djalma.
O subsecretário ainda ressalta que a vacina contra a gripe é segura e pode ser administrada juntamente com outros imunizantes do calendário básico. “Apenas em casos de doença febril aguda ou diagnóstico de Covid-19, a pessoa deve esperar a melhora dos sintomas antes de receber a dose”.
A doença
A gripe é uma infecção respiratória aguda causada pelo vírus Influenza dos tipos A e B, que afeta garganta, nariz e pulmões, provocando sintomas como febre, coriza, tosse, dor de cabeça e mal-estar.
Além da vacinação, outras medidas básicas contribuem para prevenir a gripe, como lavar as mãos frequentemente com água e sabão, evitar o contato próximo com pessoas infectadas e não tocar os olhos, boca e nariz.