Rede MLC
Política

Carla Zambelli não presta depoimento no STF devido à internação em hospital de SP

Deputada Carla Zambelli - Foto: Lula Marques/Agência Brasil
Publicidade
Publicidade

Em maio deste ano, Zambelli e o hacker Walter Delgatti Neto se tornaram réus no STF.

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) não compareceu ao depoimento marcado para esta quinta-feira (26) no Supremo Tribunal Federal (STF). A ausência foi justificada por sua assessoria, que informou que um parlamentar está internado no Hospital do Coração (HCor), em São Paulo, após ter sofrido um mal-estar. Ainda não há previsão de alta.

Zambelli está presente em um processo que investiga sua suposta participação em uma invasão hacker a sistemas eletrônicos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Publicidade
O hacker Walter Delgatti Neto ao lado da deputada federal Carla Zambelli em foto de julho de 2022 — Foto: Reprodução/Twitter Carla Zambelli

A denúncia, que também envolve o hacker Walter Delgatti Neto, foi apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e aceita por unanimidade pela Primeira Turma do STF, composta pelos ministros Alexandre de Moraes (relator do caso), Cármen Lúcia, Luiz Fux, Cristiano Zanin e Flávio Dino. 

Acusação e justificativa de abertura de ação penal

O STF decidiu que há elementos suficientes para justificar a abertura de uma ação penal contra Zambelli e Delgatti. Mas essa fase inicial do processo não se trata de uma análise do mérito, que será avaliada em julgamento futuro.

De acordo com o relatório da Polícia Federal, Zambelli e Delgatti cometeram crimes de invasão de dispositivo informático e falsidade ideológica ao inserir documentos falsos no sistema do Judiciário, incluindo uma ordem de prisão falsa contra o ministro Alexandre de Moraes.

A PF concluiu que Zambelli teria instigado Delgatti a realizar as invasões, comprometendo a imagem do Judiciário e do Poder Legislativo.

Carla Zambelli foi reeleita deputada federal em 2022, sendo a segunda mais votada no estado de São Paulo, com quase 1 milhão de votos. Esta é a sua segunda legislatura, depois de ter sido eleita pela primeira vez em 2018.

Publicidade

Leia mais

Justiça Eleitoral condena Pablo Marçal pela segunda vez por abuso em campanha

Lucyana Gadelha

Bolsonaro segue estável na UTI, mas ainda sem previsão de alta, aponta boletim médico

Lucyana Gadelha

AGU cria força-tarefa para recuperar R$ 6,3 bilhões desviados de aposentados do INSS

Lucyana Gadelha

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais