Rede MLC
News

Cármen Lúcia defende regulação das redes sociais e uso da Inteligência Artificial

Cármen Lúcia deve assumir presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) - Foto: Divulgação Agência Brasil
Publicidade

Próxima presidente do TSE destaca necessidade de limites e responsabilização das plataformas em palestra sobre liberdade de expressão

Nesta terça-feira (7), em uma palestra sobre liberdade de expressão ministrada para estudantes de jornalismo da ESPM, em São Paulo, a ministra Cármen Lúcia, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), enfatizou a importância da regulação das redes sociais e do uso da Inteligência Artificial.

A ministra defendeu que a regulação dessas tecnologias não significa limitar a liberdade, mas sim estabelecer limites para garantir a liberdade de todos os usuários.

Ela também cobrou a responsabilização das plataformas pela disseminação de notícias falsas, destacando que considerar as redes sociais apenas como espaços neutros para os usuários é um equívoco.

Ministra do Supremo Tribunal Federal, Carmem Lúcia – Foto: Tânia Rêgo

“Quando a gente fala na regulamentação da Inteligência Artificial e das plataformas nós estamos falando em limites para que todos sejam livres. Não estamos falando em limitar a liberdade, é diferente. Estamos falando que a liberdade não é só do dono da plataforma ou de quem veicula”, declarou a ministra.

Analogamente, Cármen Lúcia comparou a situação ao caso de um comerciante que vende um produto defeituoso e se isenta de responsabilidade, argumentando que não produziu o item. Para a ministra, as redes sociais não podem se eximir da responsabilidade pelos conteúdos veiculados em suas plataformas.

Durante seu discurso, a ministra ressaltou que o direito à informação precisa ser protegido, mas que isso deve ser feito de forma correta e responsável.

 

 

Publicidade

Leia mais

Brasil tem alerta de temporais a partir desta quinta-feira (21)

Indra Miranda

Tribunal Penal Internacional emite mandado de prisão contra Netanyahu

Indra Miranda

Primeiro-ministro de Israel oferece recompensa de R$ 29 milhões por reféns recuperados

Indra Miranda

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais