O documento de identificação teve o modelo atualizado em 2022, contendo padrão nacional e número único para todas as unidades da federação (CPF).
A Carteira de Identidade Nacional (CIN) já teve mais de 380 mil unidades emitidas para amazonenses este ano. Os dado são do Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo (IIACM), da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM).
“O Amazonas se adiantou à recomendação do Governo Federal e começou a expedir o documento há cerca de um ano antes do prazo final. De lá para cá, temos realizado vários ajustes e adequações para melhor atender à população e, com isso, atendemos cerca de 10% da população do Amazonas, considerando o censo de 2022. Com isso, o estado melhorou o processo de emissão que, além de todos os benefícios, consegue atender e emitir mais documentos que no sistema anterior”, destacou o diretor do IIACM, Mahatma Porto.
Ao permitir a integração de dados de forma segura e por um fluxo em tempo real, o documento possibilita que diferentes áreas do governo atuem de forma integrada para atender as necessidades dos cidadãos, interrompendo a fragmentação de sistemas e informações divergentes, além do uso de múltiplos documentos para identificação.
Das mais de 386 mil CINs contabilizadas pelo IIACM, aproximadamente 200 mil foram emitidas durante o 1º semestre deste ano, sendo mais de 30 mil nas unidades de Pronto Atendimento ao Cidadão (PACs) aguardando pelos requisitantes do documento.
“Recomendamos que o cidadão acompanhe o andamento da solicitação do seu documento e que em seguida faça a retirada da sua CIN no mesmo PAC onde foi atendido. Da mesma forma que é importante fazer a solicitação da carteira, é importante que o cidadão vá buscá-la”, orientou Mahatma Porto.
É possível acompanhar o processo da solicitação da CIN por meio do mesmo site onde realizou o agendamento, na aba “Acompanhar Atendimento”. Em casos de dúvidas, você ainda pode buscar informações por meio da Ouvidoria da SSP-AM, por meio do canal de WhatsApp: 92 99186-4344