Rede MLC
Cultura

Casa das Artes apresenta quatro novas exposições a partir deste sábado (5)

As exposições estarão abertas para visitação ao público até o final de outubro. - Foto: Michael Dantas/SEC-AM
Publicidade

Casa das Artes apresenta quatro novas exposições que conectam arte, meio ambiente e tradições culturais.

A partir deste sábado (5), a Casa das Artes recebe a nova programação com quatro exposições que refletem a riqueza e a diversidade da cultura amazônica. As atrações estarão abertas para visitação até o final de outubro.

As exposições reforçam o papel da Casa das Artes como um importante espaço de divulgação cultural em Manaus e de encontro para a valorização da arte e da cultura local.

‘Traços e Cores: Expressões do Liceu’

A exposição “Traços e Cores: Expressões do Liceu”, com curadoria de Samantha Karlia e Francisco D’Almeida, reúne 20 obras de alunos do Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro, apresentando a diversidade de técnicas e estilos dos estudantes.

A mostra expõe ao público composições que vão do figurativo ao abstrato, em técnicas como nanquim, aquarela e acrílica; e revela o processo criativo de jovens artistas em formação.

O destaque está na evolução artística dos estudantes, que utilizam a liberdade de expressão como parte fundamental do processo educacional.

“Esta exposição é uma celebração do crescimento técnico e pessoal desses alunos, que através da arte estão construindo novas formas de enxergar o mundo”, comenta Samantha Karlia.

‘Gotas de Saberes, Rios de Mudança’

Fruto da parceria entre a Casa das Artes e a Virada Sustentável, a exposição “Gotas de Saberes, Rios de Mudança” destaca o impacto das mudanças climáticas e a relação das comunidades ribeirinhas com a água.

A mostra é parte do projeto Escola D’Água, da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), e apresenta registros fotográficos capturados entre 2016 e 2022, que ilustram o cotidiano das comunidades no baixo Rio Purus.

As fotos ilustram o cotidiano das comunidades no baixo Rio Purus. – Foto: Divulgação

As imagens revelam como a água influencia a vida local, seja como fonte de sustento, meio de transporte ou elemento essencial para a sobrevivência.

A exposição também propõe uma reflexão sobre a urgência de cuidar desse recurso natural e a necessidade de preservar o ecossistema amazônico.

‘Sinhás da Minha Vida: Um Olhar sobre a Sutileza da Sinhazinha da Fazenda’

Dando seguimento as atrações, a mostra “Sinhás da Minha Vida: Um Olhar sobre a Sutileza da Sinhazinha da Fazenda”, que possui curadoria de Mateus Silva, deve atrair os amantes do Festival de Parintins.

Com peças criadas pelo renomado artista Paulo Rojas, o evento aproxima o público dos detalhes que compõem esses trajes que são resultado de uma tradição cultural que mescla técnicas ancestrais com inovação.

“Cada peça conta uma história, uma memória afetiva e cultural, que carrega em suas linhas e cores toda a paixão do Boi-Bumbá”, afirma Rojas.

A exposição explora a complexidade das vestimentas das sinhazinhas, figuras centrais no Festival de Parintins. – Foto: Divulgação

‘Manaus Photo’

Por fim, no corredor de exposição, o fotógrafo Cleomir Santos apresenta “Manaus Photo”, uma série de imagens que capturam a beleza de Manaus através de paisagens e patrimônio.

Santos, com uma carreira multifacetada na fotografia e no jornalismo, documenta a cidade e as transformações, destacando o patrimônio histórico e cultural da capital amazonense.

As fotografias convidam o público a redescobrir a essência do ser manauara por meio de olhares poéticos e detalhados.

As exposições estarão abertas para visitação ao público até o final de outubro.

 

Publicidade

Leia mais

Circuito Natalino estreia com espetáculos gratuitos em Manaus

Indra Miranda

Parada Natalina acontece nesta quarta-feira (20) na Ponta Negra

Lucyana Gadelha

Quarta edição de “O Mundo Encantado do Natal” tem atrações divulgadas

Júlia Maciel

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia Mais